Portugal já teve casos de brasileiros traficados.
Portugal já teve casos de brasileiros traficados.Foto: Reinaldo Rodrigues

Consulado do Brasil em Lisboa chama atenção para o risco de tráfico humano. Portugal tem casos

"Caso seja vítima ou conheça alguém nessa situação, escreva para o Consulado-Geral e peça ajuda: cg.lisboa@itamaraty.gov.br", indica o consulado.
Publicado a

Uma promessa de trabalho de sonhos na Europa pode ser o disfarce para um crime: o tráfico de seres humanos. Este é um dos alertas do Consulado do Brasil em Lisboa, atento ao assunto. "Por trás de uma proposta para trabalhar em outro país, mesmo que vinda de um amigo ou familiar de confiança, pode estar o tráfico de pessoas", destaca uma mensagem publicada nas redes sociais.

A iniciativa fez parte dos alertas do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho. Os últimos disponíveis sobre Portugal são do ano de 2023, quando foram reportados 410 casos. O número tem vindo a subir: em 2022 foram 246 e 200 no ano de 2021.

Neste ano, uma família composta por oito cidadãos brasileiros, incluindo duas crianças, estava em situação de escravidão em Portugal. "A situação foi reportada pelas próprias vítimas que fugiram do local onde se encontravam alojadas pelos suspeitos, estando sujeitos a jornadas de trabalho longas, sem a devida remuneração e sem que possuíssem qualquer título de residência ou visto de trabalho que lhes permitisse trabalhar", destacou a PJ em comunicado. O caso aconteceu no mês de abril, no Gerês.

"Encontravam-se sob total controlo dos suspeitos e em permanente vulnerabilidade há pelo menos dois anos, a partir do momento em chegaram ao espaço europeu, e após terem sido angariadas e aliciadas com falsas promessas de trabalho", complementou a polícia. Eles foram aliciados no Brasil em 2022. Uma pessoa foi detida na operação da PJ.

Informações

O consulado orienta que, em casos de ofertas de trabalho no exterior, devem ser buscadas informações sobre a empresa. "Se você receber uma mensagem com oportunidade de emprego para trabalhar no exterior, com promessa de alimentação, hospedagem e passagem garantidas, além de salário em dólar, fique alerta! Sempre busque informações sobre a empresa e as condições de trabalho", destaca.

O consulado está aberto para denúncias destes crimes. "Caso seja vítima ou conheça alguém nessa situação, escreva para o Consulado-Geral e peça ajuda: cg.lisboa@itamaraty.gov.br".

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Portugal já teve casos de brasileiros traficados.
Guia do Imigrante: quando procurar o consulado? e a embaixada?
Portugal já teve casos de brasileiros traficados.
Procura por atendimento psicológico e jurídico no consulado do Brasil em Lisboa aumenta 87% em um mês
Diário de Notícias
www.dn.pt