Procura por atendimento psicológico e jurídico no consulado do Brasil em Lisboa aumenta 87% em um mês
Em maio, o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa realizou 265 atendimentos no setor de assistências, como consultas jurídicas e psicológicas. Em média, foram 13 atendimentos a brasileiras e brasileiros por dia. Na comparação com abril, quando ocorreram atendimentos, o número representa um aumento de 87%.
Ao DN Brasil, o cônsul-geral Alessandro Candeas diz que a maior comunicação da repartição com a comunidade, através das redes sociais, influencia no aumento da procura. Desde que chegou ao posto, o embaixador apostou na comunicação nas redes sociais, com publicações no Instagram e a criação de um canal no WhatsApp.
Além disso, também foi recentemente inaugurado o Espaço da Mulher Brasileira (EmuB), com atendimento especializado e atividades focadas nas mulheres brasileiras. Segundo Candeas, a avaliação dos primeiros meses do EmuB é positivo. "Estou muito feliz com os primeiros resultados, parcerias e perspectivas", destaca o cônsul-geral ao jornal.
Entre as atividades já realizadas, estão palestras e a formalização de uma campanha de combate à violência contra as mulheres, em parceria com o grupo Mulheres do Brasil. Inclusive, o EmuB estará na festa de aniversário do DN Brasil domingo, dia 08 de junho, com atendimentos à comunidade.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Atendimentos gerais
No total, o consulado recebeu 8540 requerimentos para atendimento. O número representa um aumento de 53% na comparação com o mês anterior. Em abril foram 5.576 requerimentos.,
Assim como nos meses anteriores, os pedidos de passaporte lideram a procura pela repartição. Em maio, foram 1.396 passaportes e Autorizações de Retorno ao Brasil (ARB). São 257 a mais do que em abril.
Logo na sequência estão os atos notariais, como certidões de nascimento e atestados de vida, em um total de 1.394 - 183 a mais do que no mês anterior. Desde fevereiro, o consulado passou a divulgar mensalmente as estatísticas de atendimento.
amanda.lima@dn.pt