Carta da AIMA sobre pagamento de taxa confunde imigrantes

Carta da AIMA sobre pagamento de taxa confunde imigrantes

Fonte ligada aos processos diz que documento é verdadeiro, mas, oficialmente, a AIMA não respondeu ao DN Brasil.
Publicado a

Nos últimos dias, alguns imigrantes em Portugal receberam uma carta com indicação do pagamento de uma taxa para evitar a extinção do processo de regularização. Sem uma comunicação pública sobre o tema nos canais oficiais da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA), circula nas redes sociais e entre leitores do DN Brasil a dúvida se o documento é verdadeiro.

Nas cartas consta o número da manifestação de interesse e o endereço associado ao processo. O jornal descobriu com fontes ligadas à agência que a comunicação é verdadeira, no entanto, a AIMA não respondeu ao pedido de esclarecimento do DN Brasil. A reportagem apurou que trata-se dos imigrantes com manifestação de interesse que não responderam aos contatos por e-mail e podem ter o processo extinto.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A AIMA não esclarece sobre o documento.
A AIMA não esclarece sobre o documento.DR

As cartas estão sendo enviadas pela AIMA para todas as pessoas que tinham o procedimento, mesmo para aquelas que já obtiveram o título de residência por outros artigos na legislação. O mesmo vale para os imigrantes que conseguiram o documento por via judicial e não cancelaram a MI.

Segundo relatos obtidos pela reportagem, as pessoas que conseguem contato telefônico com a AIMA tiveram respostas diferentes, ou seja, os atendentes também não sabem explicar com exatidão. A dúvida aumenta ainda mais diante da falta de comunicação da AIMA nos canais oficiais, como site e redes sociais.

Apesar de ter perfis no Linkedin, Twitter e Facebook, a agência não utiliza as redes sociais para comunicados públicos relativos aos vários procedimentos em andamento no país, nem permite que usuários façam comentários nos posts. Esta reportagem será atualizada caso a AIMA responda ao pedido de esclarecimento do DN Brasil.

*Atualização 13h

Fonte do Governo informou ao jornal neste sábado (15) que a comunicação da AIMA é verdadeira e havia sido divulgada em nota à imprensa no mês de dezembro. "A Agência está a realizar notificações, através do envio de carta para a morada indicada, para rejeição dos pedidos e processos que não cumpriram com os requisitos para a obtenção da Autorização de Residência, onde se incluem os que não procederam ao pagamento das taxas devidas. Em todas as notificações, cumprindo a lei portuguesa, essa notificação permite ao requerente a realização do pagamento, nos termos definidos no Código do Procedimento Administrativo, para fazer cessar os motivos de rejeição", indica o documento.

A notificação é a última tentativa da agência em alertar os imigrantes sobre o procedimento de regularização em aberto. Sobre os casos de erros reportados, como imigrantes que já fizeram o trâmite e, mesmo assim, foram notificadas, fonte do Governo disse que a agência iria averiguar a situação.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Carta da AIMA sobre pagamento de taxa confunde imigrantes
Estrutura de missão convoca imigrantes por e-mail para retirada presencial de cartões devolvidos
Carta da AIMA sobre pagamento de taxa confunde imigrantes
Portugal terá eleições antecipadas: como isso impacta a vida dos imigrantes?
Diário de Notícias
www.dn.pt