Carolina Sales abre novo café e conquista brasileiros e portugueses com suas receitas
Foto: DR

Carolina Sales abre novo café e conquista brasileiros e portugueses com suas receitas

"As receitas precisam fazer sentido para o público, seja brasileiro, português ou turistas estrangeiros, mas as pessoas vem muito aqui para comer doces brasileiros, não para comer doces de ovos", explica.
Publicado a

Há cinco anos em Portugal, a brasileira Carolina Sales vem consolidando, a cada dia, seu espaço como empresária e doceira de mão cheia. Equilibrando sabores brasileiros para conquistar todos os públicos, a imigrante inaugurou recentemente o segundo café, desta vez no Estoril.

O espaço é mais amplo, com capacidade para até 120 pessoas, e as receitas são velhas conhecidas dos clientes da loja de Oeiras, com algumas novidades. "Aqui temos mais opções de salgados e, por termos um espaço maior, também incluímos alguns doces frios novos", conta a brasileira ao DN Brasil.

Os doces continuam no centro do menu — afinal, foi com os brigadeiros gourmet, ainda no Rio de Janeiro, que Carolina encontrou sua vocação profissional. Em Portugal, manteve as receitas, com algumas adaptações para que "façam sentido" a todos os públicos.

"As receitas precisam fazer sentido para o público, seja brasileiro, português ou turistas estrangeiros. Mas as pessoas vêm muito aqui para comer doces brasileiros, não para comer doces de ovos", explica. Sem dúvida, o brigadeiro é um dos preferidos da clientela.

Carolina também desenvolveu um doce que fica entre a palha italiana (do Brasil) e o salame de chocolate português. "No Brasil, eu fazia palha italiana mesmo, com brigadeiro. Aqui, desenvolvemos um creme que não é ganache e também não é brigadeiro — fica no meio do caminho, para não ficar tão doce para o paladar português e nem pouco doce para o brasileiro", pontua.

Em especial nesta nova loja no Estoril, a empresária espera atrair um público mais turístico, além dos moradores locais, portugueses e brasileiros. "Eu vou criando, vou testando, aplicando técnicas de confeitaria, para que fique bom para todo mundo", complementa.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Um dos mais recentes sucessos do cardápio é o bolo estilo cuca, típico da região Sul do Brasil. "É uma releitura, porque a cuca original, para quem come mesmo lá, é um pouquinho diferente. Mais pesada, um pouco. Eu cresci comendo isso. Minha mãe é muito gaúcha, mesmo até hoje. Ela mora há sei lá quantos anos no Rio, mas ainda tem o sotaque gaúcho", lembra. A receita é de sabor banana e pode vir com ou sem doce de leite. "Os portugueses mais novos pedem com doce de leite para provar e os brasileiros, claro, também", destaca.

Entre as receitas já consolidadas, sempre no verão, está o bolo gelado de coco — aquele enrolado no papel-alumínio, que tem gosto de casa. O de chocolate também é unanimidade.

Outra aposta no novo local é o café de especialidade, com grãos selecionados e cursos de barista para os funcionários — a maioria, brasileiros. "Temos cafés do Brasil, da Colômbia e da Etiópia, além do blend da casa, uma mistura de grãos do mundo, que é o meu favorito", destaca.

Com duas lojas, os planos de expansão existem, mas ficam para o futuro. "Agora é expansão devagarzinho, é muita coisa que eu estou aprendendo ainda. E esta casa aqui, no Estoril, é grande. A gente tem muitos planos para ela e vai trabalhar muita coisa aqui. Mas a minha ideia é, depois que eu organizar isso melhor, abrir pelo menos mais umas duas casas", pontua.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Carolina Sales abre novo café e conquista brasileiros e portugueses com suas receitas
Zazah: brasileiros comandam restaurante que une arte e sabores do mundo no centro de Lisboa
Carolina Sales abre novo café e conquista brasileiros e portugueses com suas receitas
Glad: brasileiras inovam com loja de chocolate de especialidade no Porto
Diário de Notícias
www.dn.pt