Glad: brasileiras inovam com loja de chocolate de especialidade no Porto
A cena gastronômica portuguesa vem sendo transformada por projetos de brasileiros que trazem novos sabores, técnicas e conceitos ao redor do país. No Porto, um dos exemplos mais recentes é a Glad, marca de chocolate artesanal criada pelas irmãs cariocas Katrin e Marcella Cavalcanti em 2023 e que aposta na produção bean to bar — método que acompanha de perto todo o percurso do cacau, desde a colheita até a barra final.
Em novembro de 2024, a Glad deu um passo importante na divulgação da marca: as irmãs inauguraram um espaço físico no centro da cidade, próximo à Avenida dos Aliados. Ali, oferecem uma experiência mais imersiva no universo do chocolate de origem.
"A gente sempre acreditou que o chocolate precisava ser tratado como um produto especial, assim como acontece com o vinho e o café. O cacau tem terroirs distintos, cada variedade tem características próprias, e isso é o que torna esse mundo tão fascinante", explica Katrin. A brasileira viveu por mais de uma década em Londres, onde estudou administração. Antes de começar a dividir a rotina entre Inglaterra e Portugal - em breve ela fará a mudança definitiva para o Porto, onde já vivem a irmã e seus pais.
O projeto começou durante a pandemia, quando as irmãs, já entusiastas do chocolate de origem, decidiram aprofundar o conhecimento sobre o processo de fabricação. "Foi um período em que tivemos tempo para estudar, testar receitas, entender melhor como realçar as notas naturais do cacau sem precisar recorrer a aditivos", conta Katrin. O resultado foi uma marca que valoriza a pureza do chocolate e busca educar o público sobre suas diversas nuances.
A primeira fase do negócio foi um pequeno laboratório na Boavista, onde produziam os chocolates e promoviam degustações. "A recepção foi muito positiva. Nos workshops, as pessoas ficavam surpresas ao notar como um cacau da Nicarágua pode ter um sabor completamente diferente ao de Madagascar, por exemplo", lembra Katrin. Além dos dois países, as irmãs trabalham com produtos importados vindos de Equador, Madagascar, Honduras, República Dominicana e Tanzânia.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A aposta no negócio veio após as irmãs Cavalcanti identificarem uma lacuna no mercado português. “Não só em Portugal, mas na Europa como um todo, o chocolate de especialidade é um mercado relativamente novo, algo de cinco, dez anos para cá. No Porto nós somos uma das únicas marcas que faz chocolate e que trabalha o cacau e o chocolate dessa maneira. Sendo o Porto uma zona gastronômica muito importante, é uma área que naturalmente aprecia bastante esse tipo de produto”, entende a carioca.
Questionada se a empresa, conceitualmente falando, tem como público alvo estrangeiros, Katrin afirma que, para sua surpresa, a marca tem sido bem recebida pelos portugueses. “É bem variado, mas o interesse do público local tem surpreendido bastante a gente. Claro que como a Glad tem um nome inglês e usa bastante o inglês como língua para se comunicar, tem muito turista que acaba frequentando, especialmente pela zona da loja. Mas gente daqui também tem recebido de maneira positiva, querendo ou não é um tipo de produto que as pessoas não estão acostumadas e, quem é curioso, quer experimentar”, ressalta.
O crescimento da demanda e o interesse cada vez maior do público foram os motivos que levaram a abrir o novo espaço no centro do Porto. No novo endereço, além dos tradicionais tabletes de chocolate puro e das versões com inclusões — como cacau com flor de sal —, a Glad aposta no chocolate para beber. "Não é um chocolate em pó nem um achocolatado industrial. É o nosso próprio chocolate derretido em água quente, do jeito que ele deve ser apreciado, com toda a sua intensidade", explica Katrin.
O projeto das irmãs brasileiras é mais um exemplo da crescente presença de brasileiros na cena gastronômica portuguesa, que com criatividade e poderio para empreender, trazem novas perspectivas para produtos tradicionais no país. "O chocolate bean to bar ainda é algo que precisa ser mais difundido aqui. A gente percebe que, quando a pessoa experimenta um chocolate feito dessa maneira, sem excesso de açúcar e sem ingredientes artificiais, ela entende imediatamente a diferença", afirma a carioca.
Com a formação em Administração em Londres e a experiência da irmã na área do empreendedorismo, Katrin conta que abrir um negócio no país tornou-se um caminho claro para ambas. “A Marcella já tinha tido uma marca de roupas de yoga sustentável, então ela já teve um pouco essa experiência de empreender. No geral, claro que começar um negócio exige muita burocracia, principalmente trabalhando com um produto alimentício, tem toda uma preocupação em trazer um produto de qualidade que respeita todas as regulamentações do país e da Europa em geral", argumenta.
Além disso, considera que o caminho de empreender é sempre desafiador. "É sempre um desafio, pode ser das coisas mais simples, até coisas mais complexas, desenvolver um produto novo, selecionar o cacau, escolher a embalagem, tem desafios em todos os lados”, avalia.
Com pouco mais de seis meses de espaço físico aberto e boas perspectivas na empresa, Katrin, preparando a mudança para Portugal, já começa a imaginar os próximos passos da Glad. “A gente sempre tenta, trabalhar um pouco mais outras regiões do país, inclusive indo a mercados em Lisboa com uma certa frequência para justamente trazer a marca para outras regiões. Nosso objetivo é com certeza ter uma loja de experiência, assim como a gente tem no Porto, em Lisboa e em outras áreas de Portugal. É sem dúvidas um dos principais objetivos a médio-longo prazo para nós”, finaliza a empreendedora.
nuno.tibirica@dn.pt