Bloco já está preparação para a festa em 2026.
Bloco já está preparação para a festa em 2026.Foto: Raquel Pimentel

Carnaval 2026. Colombina Clandestina está com inscrições abertas para aprendizado de instrumentos

Bloco brasileiro de Carnaval está em busca de alunos para sopros, metais e percussão, com aulas semanais.
Publicado a

Os tambores já começam a rufar para o Carnaval 2026 em Lisboa. O bloco Colombina Clandestina está com inscrições abertas para pessoas interessadas em aprender a tocar instrumentos e fazer parte da festa. As vagas são para dois tipos específicos: sopros e metais e percussão.

No caso dos sopros e metais, os instrumentos são, por exemplo, saxofone, trombone, trompete, bombardino e tuba. Todas as aulas vão ocorrer todas as segundas-feiras, com duração 1h30, das 19:00 às 20:30, nos Jardins do Bombarda, sede do bloco. A primeira formação começou esta semana, mas ainda dá tempo de se inscrever. As aulas seguem até fevereiro do próximo ano, data do Carnaval.

Bloco já está preparação para a festa em 2026.
Andréa Freire, uma mulher na liderança de um bloco e de uma bateria

Quem vai ensinar é a professora Clara Haas, nascida em Ohio e radicada em Lisboa. A artista, especializada em trombone, tem experiência prática e acadêmica na profissão, sendo ex-aluna do Bluecoats Drum and Bugle Corps e possui bacharelado pelo Conservatório de Música da Capital University. Um detalhe importante das aulas é que os alunos de sopros e metais já precisam ter os próprios instrumentos.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

No caso da percussão - tambores, caixas, repiques e outros - as turmas são divididas entre iniciantes, intermédios e avançados. Os iniciantes vão ter as aulas nas quintas-feiras, das 18:45 às 20:00 e os demais, intermédios e avançados, terão as formações sempre nas terças-feiras, das 18:30 às 20:00.

As aulas de percussão possuem dois professores. Um deles é o mestre Michel Feliciano, músico premiado no Carnaval do Rio de Janeiro e com experiência em ensinar há mais de 20 anos. O outro professor é Rafael Motta Carvalho, especialista em samba enredo, além de fundador do bloco de carnaval Carvalho em Pé e mestre de bateria da escola de samba Saltaricos do Castelo, de Sesimbra.

O link para inscrições em todas as turmas e valores pode ser encontrado aqui. O Colombina Clandestina foi fundado em 2017 e já é considerado um dos maiores blocos de Carnaval da Europa. Define-se como um “coletivo artivista independente” por unir arte e ativismo em causas como feminismo e direitos da comunidade LGBTQIA+. A líder é a brasileira Andrea Freire.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Bloco já está preparação para a festa em 2026.
Blocu promove baile em aquecimento ao Carnaval 2026 de Lisboa
Bloco já está preparação para a festa em 2026.
Mestrinho realiza show de músicas autorais nesta semana em Lisboa
Diário de Notícias
www.dn.pt