Brasileiros vão novamente ao consulado do Rio de Janeiro em busca de respostas sobre vistos
Um grupo de brasileiros está novamente, nesta quarta-feira (21), no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro em busca de respostas. Desta vez, no entanto, dizem que não será um protesto, mas sim, uma tentativa de diálogo.
"Não é uma manifestação, nós queremos respostas dos nossos processos, somos contra esse silêncio do consulado", explica ao DN Brasil a brasileira Emanuelle Nazaré Ponzi Pereira. De acordo com a requerente de visto, são esperadas 40 pessoas, incluindo uma brasileira que vai viajar de ônibus do Espírito Santo em busca de respostas.
"Queremos cobrar mais transparência, agilidade e coerência nos processos de solicitação de vistos, por meio de um diálogo pacífico com o consulado", consta no texto da pauta de reivindicações. Uma das principais reclamações é a falta de "critério claros para ordem de liberação".
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
É o caso dos vistos pedidos por casais, com a mesma documentação, mas um é liberado e outro não. Por causa desta situação, muitos casais estão separados ou um está à espera do visto para viagem juntos, mas a espera inclui gastos extras e atenção para que não expire o prazo do visto.
Outra reclamação está na falta de respostas, apenas com e-mails contendo comunicações automáticas. "Exigir que e-mails sejam respondidos de forma plausível e coerente, especialmente após os 60 dias de espera", está na pauta de reivindicações criada em conjunto.
Esta tentativa de diálogo ocorrerá duas semanas após um protesto no mesmo local e com as mesmas reivindicações. Em resposta recente ao DN Brasil, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) justificou o atraso na análise dos vistos pela greve dos funcionários e alta demanda.
Segundo o ministério, de janeiro a abril deste ano, os consulados portugueses no Brasil receberam 11.497 pedidos de vistos para Portugal. A média é de 95 solicitações por dia. De acordo com o MNE, trata-se de 56% a mais nas solicitações, na comparação com os primeiros quatro meses de 2024.
Ainda segundo o MNE, de janeiro a abril de 2025, os consulados de localizados no Brasil emitiram 8.721 vistos para Portugal. O número representa um aumento de 29% na comparação com o mesmo período de 2024. Na semana passada, o Governo chegou a um acordo com o sindicato que pôs fim à greve.
amanda.lima@dn.pt