Brasileiro cria "Linkedin dos agentes imobiliários" em Portugal
A partir de hoje (15) está disponível em Portugal uma ferramenta inovadora: o Meoagent, batizada de "Linkedin dos agentes imobiliários". Quem idealizou e criou o site é Henrique Dabdab, de 32 anos, brasileiro que atua no mercado imobiliário há três anos no país.
Em entrevista exclusiva ao DN Brasil, o imigrante conta que a ideia partiu de um problema que enfrentou ao começar a trabalhar em Portugal. "Na escolha de um consultor geralmente a pessoa tem algum tipo de relação, nem sempre é por meritocracia, por ser o melhor. Quando cheguei aqui vi isso e me incomodava", explica. "Eu sempre achei que quem deveria ter mais oportunidade são as pessoas que mais trabalham a prestam um melhor serviço, é mais justo", complementa Henrique, que é formado em gestão.
A Meoagent é uma plataforma em que os profissionais do setor imobiliário criam um perfil com foto, resumo da biografia, contatos, imóveis à venda e classificação dos serviços. Os clientes poderão ter acesso a estes dados e avaliar o trabalho dos agentes. "É um lugar onde estão todos os dados, avaliações, um perfil do consultor em que uma pessoa pode comparar, e olha, esse consultor aqui é próximo meu, ok, porém esse outro consultor aqui não é conhecido meu, mas tem um perfil robusto, tem avaliações de diversos clientes aqui, vou optar por esse", argumenta o imigrante.
A plataforma está sendo desenvolvida por Henrique e sua equipe - também formada por brasileiros - há cerca de um ano e meio. O Meoagent possui filtros de busca, como, por exemplo, idioma que o profissional domina ou cidade em que atua.
De acordo com o brasileiro, a plataforma será particularmente útil para imigrantes por dois aspectos. Um deles é ajudar os profissionais da área. "Para o imigrante que é consultor é um portfólio importante e ajuda, por exemplo, para dar o próximo passo, como abrir uma agência", ressalta.
A outra maneira é ajudar os que estão no processo de planejamento de mudança para Portugal e não sabem por onde começar na procura por um imóvel. "É uma forma de conhecer profissionais e ajudar nesse processo, que é burocrático e exigente para quem não conhece o país", contextualiza. Henrique pontua que a plataforma não vai vender imóveis, mas sim, mostrar os agentes disponíveis no mercado. "Se um deles coloca ali uma bandeira do Brasil, se posiciona como agentes de brasileiros em Portugal.
Segundo o profissional, não existe nenhuma plataforma semelhante em Portugal. Ao mesmo tempo, inspirou-se em iniciativas parecidas nos Estados Unidos, onde o perfil dos agentes é semelhante, bem diferente do Brasil. "No Brasil o poder está mais nas agências. Aqui, como nos Estados Unidos, o agente imobiliário é a figura principal e a concorrência é alta", destaca. Para o futuro, o brasileiro espera expandir a ferramenta para outros países, mas assegura que o objetivo será sempre tornar o trabalho mais justo e acessível para as pessoas.