Rijarda Aristóteles, presidente do  Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNLP).
Rijarda Aristóteles, presidente do Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNLP).Foto: Leonardo Negrão

Brasileiras em Lisboa organizam I Fórum Mulheres Mercosul-União Europeia

Evento será no dia a 28 de outubro, na Casa América Latina, em Lisboa e uma edição no Brasil, no dia 27 de novembro.
Publicado a

Quem pensou na igualdade de gênero no acordo entre o Mercosul e a União Europeia? Quais os impactos e ações de promoção de igualdade envolvidos? Estes serão alguns dos assuntos discutidos no I Fórum Mulheres Mercosul-União Europeia, pensado por um grupo de empresárias brasileiras que vive em Portugal, o Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNLP).

A edição portuguesa será em Lisboa no dia 28 de outubro, na Casa da América Latina, em Lisboa. Já a edição brasileira será no dia 27 de novembro, na sede da Confederação Nacional da Indem São Paulo. As inscrições são gratuitas e já estão abertas online.

Segundo Rijarda Aristóteles, presidente do CMNLP, o evento surge para pensar o impacto do acordo na igualdade de gênero. "O evento vai incorporar medidas transformadoras que estimulam o empreendedorismo feminino, sobretudo em países nos quais as mulheres enfrentam maiores obstáculos no acesso ao crédito, à infraestrutura e aos ativos produtivos", explica.

Outro objetivo é tentar diminuir possíveis desigualdades sociais e de gênero. "O evento será estratégico para o fortalecimento da economia multilateral com a redução das desigualdades sociais”, complementa a brasileira.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A proposta central é "estabelecer um espaço permanente e inclusivo de diálogo e cooperação entre mulheres". Vão participar empresárias, autoridades das duas comunidades de mercado, acadêmicas, lideranças políticas, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas dos países do Mercosul e da UE.

"O objetivo é construir uma agenda comum que inclua a perspectiva do gênero às políticas comerciais, promovendo a igualdade de oportunidades nos setores produtivos, no novo acordo Mercosul-UE", destaca o clube.

Entre os parceiros institucionais do Fórum estão: APEX Brasil, AEP-Associação Empresarial de Portugal, Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, Confederação Nacional da Indústria, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Embaixada Brasileira em Portugal e Casa América Latina, em Lisboa.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Rijarda Aristóteles, presidente do  Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNLP).
Prêmio destaca pessoas que incentivaram cooperação entre Brasil e Portugal
Rijarda Aristóteles, presidente do  Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNLP).
Evento com empresárias brasileiras marca início das atividades do escritório da Apex em Lisboa
Diário de Notícias
www.dn.pt