Julia Castro
Julia CastroDR

Brasileira reflete sobre superficialidade do turismo de consumo em livro lançado esta semana em Lisboa

Julia Castro apresenta “Sobre Viagens” no dia 29 de maio, com debate sobre encontros culturais e deslocamentos entre os dois países
Publicado a

A escritora e pesquisadora brasileira Julia Castro lança em Lisboa, na próxima quinta-feira (29), o livro Sobre Viagens, publicado pela editora Quixote. O evento acontece às 19h na Livraria da Travessa, no bairro do Príncipe Real, e inclui uma conversa com a autora e os convidados Fernanda Hamann, psicanalista e também escritora; Franz Buhr, geógrafo e pesquisador; e Raquel Ochoa, escritora portuguesa vencedora do Prêmio José Saramago. A entrada é gratuita.

Resultado de mais de 15 anos de estudo, a obra investiga como as narrativas de viagem influenciam a forma como os viajantes percebem e vivem suas experiências. O livro é um ensaio híbrido, que cruza geografia, literatura e estudos culturais para abordar o ato de viajar como uma construção simbólica e subjetiva, mais do que um simples deslocamento no espaço.

Julia escreveu parte do livro em Belo Horizonte, sua cidade natal, e concluiu a obra entre Coimbra e Lisboa, cidades por onde passou durante sua pesquisa de doutorado. No texto, a autora propõe um olhar crítico para as noções de liberdade associadas à viagem, questionando a superficialidade do turismo de consumo e buscando compreender o que, de fato, transforma um percurso em experiência.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

No centro da reflexão está a ideia de que a viagem não começa nem termina de forma clara, mas atravessa o sujeito em movimento contínuo. “Pensar os ciclos de viagem pelos interiores dos viajantes conduz a pensar sobre a mistura entre partida e chegada, que mesclam-se dinamicamente”, escreve. A autora argumenta que imaginar a viagem a partir da experiência interna do viajante permite rever os sentidos que damos aos encontros culturais.

Capa do livro.
Capa do livro. DR

Além de suas experiências pessoais, Julia Castro dialoga com autores brasileiros, portugueses e latino-americanos para pensar como os discursos coloniais e imperialistas ainda moldam as formas de se viajar e de se narrar essas viagens. Segundo ela, muitas vezes há limites implícitos nesses discursos que dificultam uma escuta real do outro e uma vivência aberta ao encontro.

A autora é licenciada em Turismo, mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra. Durante sua trajetória acadêmica, atuou como docente em diferentes níveis de ensino e mantém colaboração desde 2009 com a revista Sagarana: Turismo e Cultura, onde publica ensaios, entrevistas e reportagens voltadas à reflexão sobre o turismo e suas narrativas.

Em Sobre Viagens, Julia também compartilha fragmentos de suas próprias experiências ao cruzar fronteiras entre Brasil e Portugal, unindo sua trajetória acadêmica à vivência de migrante. O livro explora, ainda, o papel da língua portuguesa como elo entre diferentes culturas e como elemento comum entre as vozes que compõem o ensaio.

A Livraria da Travessa fica localizada na Rua da Escola Politécnica, 46, em Lisboa. O livro estará disponível para compra após o bate-papo, quando a autora também participará de uma sessão de autógrafos

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Julia Castro
Brasileiros criam a Língua Mátria, nova editora de livros dedicada a autores lusófonos
Julia Castro
Podcast: Álvaro Filho fala sobre espaço para escritores em Portugal
Diário de Notícias
www.dn.pt