Cartaz de divulgação do curso
Cartaz de divulgação do cursoDR

Brasileira lança curso de teatro para mulheres imigrantes e inscrições estão abertas

Aulas são semanais têm o objetivo de ensinar técnicas teatrais para o desenvolvimento social e artístico de mulheres imigrantes, partindo de referências latino americanas.
Publicado a

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do Curso de Teatro Popular da Mulher Latinoamericana. A iniciativa é da atriz e encenadora brasileira Patrícia Soso em parceria com a Associação P de Potência, que é voltada para a promoção do empoderamento feminino.

Vivendo em Portugal há 10 anos, a imigrante fundou uma escola de teatro na Póvoa de Santa Iria, onde vive, mas conta sempre ter tido vontade de trabalhar com mulheres imigrantes. "O objetivo do curso é apresentar as técnicas teatrais para mulheres que querem experimentar o teatro, mas também para levar para a vida. Trabalhar o autoconhecimento, criar uma rede de apoio. Ao nos envolvermos com o teatro, nos tornamos agentes de transformação, tanto em nossas próprias vidas quanto na vida dos demais em nossa comunidade", diz a artista ao DN Brasil.

O curso parte do enfoque latino-americano, recorte que Patrícia considera fundamental "para valorizar a nossa própria história", mas é aberto a todas as mulheres interessadas. As aulas trabalham improvisação, expressão corporal, exercícios de voz, criação de personagens, pensamento e escrita criativa, com referências dos autores Peter Brook, Lecoq e Viola Spolin, além de técnicas do Teatro do Oprimido, do brasileiro Augusto Boal.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

As aulas começaram no dia 15 de março e prosseguem até junho. "É como um projeto piloto, para ver como está andando. A ideia é apresentar um espetáculo na Fábrica Braço de Prata no final", explica Patrícia. "Temos que estar em cena, temos que falar. Este trabalho é também para ouvirmos a nossa própria voz. Para nos afirmarmos como pessoas, como indivíduos", destaca a brasileira.

As aulas ocorrem sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, com investimento de 25 euros. Inscrições e informações pelo número +351 969 959 589.

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Cartaz de divulgação do curso
"Viemos roubar vossos maridos": peça teatral criada por brasileiras explora história das mães de Bragança
Cartaz de divulgação do curso
Brasileiros e portugueses se unem em nova associação cultural com programação gratuita em Lisboa
Diário de Notícias
www.dn.pt