Atrasos em documentos e falta de agendamento lideram reclamações contra a AIMA no Portal da Queixa
A Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) foi alvo de 593 reclamações no Portal da Queixa durante os quatro primeiros meses deste ano. De acordo com comunicado do órgão, os principais motivos das estão relacionados com a demora nos processos e dificuldades de contacto, que somam 67,93% do total de ocorrências.
Na comparação com o período anterior, o aumento no número de queixas foi de 37%, quando foram registradas 432 queixas. As reclamações continuam neste mês. Somente nos 12 primeiros dias de maio, o site já recebeu 100 reclamações.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Segundo o Portal da Queixa, os atrasos nas entregas de documentos e processos, incluindo atrasos na emissão de cartões de residência geraram 37,23% das queixas. Já as dificuldades de agendamento ou contato, como falta de resposta a e-mails e informações incorretas, recolheram 30,7%. Outros motivos foram documentação incorreta ou pendente (12,61%), problemas de atendimento ao cidadão (6,23%) e falhas técnicas ou operacionais (5,62%).
Além do alto índice de reclamações, a agência possui "baixa performance do organismo na resposta aos problemas que lhe são reportados". Atualmente, o índice de satisfação pontuado em 17.8 em 100, com uma taxa de resposta de 13.3% e uma taxa de solução de 14.9%.
Chegam ao DN Brasil com frequência críticas sobre o trabalho da agência, como a dificuldade em contactar o órgão - contactos estes motivados pela falta de informações sobre o andamento dos processos. Por exemplo, não é possível saber online em qual estado está um pedido de residência, com imigrantes sem respostas há meses.
Outro problema recorrente está relacionado com as renovações de títulos de residência. O portal online deixou de funcionar há quase um ano e milhares de documentos estão vencidos neste momento, prejudicando imigrantes. O jornal já questionou a AIMA sobre o assunto diversas vezes, mas não obteve resposta.
amanda.lima@dn.pt