Parte dos atendimentos são para mulheres.
Parte dos atendimentos são para mulheres.Foto: Paulo Spranger

Consulado do Brasil em Lisboa: procura por orientação jurídica e psicológica aumenta 36% em julho

Segundo o cônsul-geral Alessandro Candeias, atendimentos dizem respeito ao novo Espaço da Mulher Brasileira, mas "não só".
Publicado a

O Consulado Geral do Brasil em Lisboa realizou 359 atendimentos de assistência a cidadãos em julho, 36% a mais do que no mês anterior. Os dados estão no relatório mensal divulgado pelo órgão. Foi também o mês com mais atendimentos deste tipo no consulado.

Ao DN Brasil, o cônsul-geral Alessandro Candeas afirmou que há uma maior busca pelo novo Espaço da Mulher Brasileira (EmuB), mas não só. "É também [reflexo do Espaço da Mulher Brasileira] , mas não há somente mulheres atendidas pela assistência, tem caso de todo tipo", explica ao jornal.

Em junho, o mesmo serviço teve 263 atendimentos, 96 a menos do que no mês passado. A média foi de 16 casos atendidos por dia no consulado.

Outro recorde em julho foi o da emissão de passaportes, com 1.431. O dado também contabiliza as Autorizações de Retorno ao Brasil (ARB). o aumento foi de 27,75 na comparação com o mês anterior. No total, fora analisados 8.139 requerimentos no portal E-Consular e respondidos 2425 e-mails.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Parte dos atendimentos são para mulheres.
Nova cartilha de prevenção à violência contra brasileiras no exterior é lançada em Lisboa
Parte dos atendimentos são para mulheres.
Guia do Imigrante: quando procurar o consulado? e a embaixada?
Diário de Notícias
www.dn.pt