Anna Ratto, autora de "Vison Negro'
Anna Ratto, autora de "Vison Negro'Elisa Bezerra

Anna Ratto leva turnê de novo disco com inéditas de Arnaldo Antunes a Lisboa e Porto

Álbum 'Vison Negro' foi lançado no Brasil no dia 11 de abril e chega a Portugal com apresentações em três cidades.
Publicado a

A cantora e compositora brasileira Anna Ratto fará uma turnê em Portugal no âmbito da estreia de seu novo álbum, Vison Negro, lançado no Brasil no último dia 11 de abril pela Biscoito Fino. O disco, que reúne 10 canções inéditas de Arnaldo Antunes - algumas em parceria com nomes como Carlinhos Brown e Fernanda Takai - tem produção musical assinada por Kassin e Liminha, dois dos mais renomados produtores brasileiros.

A turnê portuguesa começa no próximo dia 22 de abril, com participação no Fnac Talks, no Porto, em conversa com o historiador Ivan Lima. No dia 24, Anna sobe ao palco da Casa da Música, também na cidade Invicta, e segue para Lisboa, onde se apresenta no dia 26, na Fábrica Braço de Prata. A cantora estará acompanhada pelos músicos Paulo Saraiva (guitarra), Gonçalo Sarmento (contrabaixo) e Carlos César (bateria).

O disco nasceu de forma inesperada, segundo Anna. Durante os ensaios da turnê anterior, algumas canções de Arnaldo Antunes foram incorporadas ao repertório e, a partir de uma provocação de Kassin, a artista decidiu registrar novas versões. Arnaldo acabou enviando outras composições inéditas, e o que seria um EP se transformou em um álbum completo, com sonoridade que flerta com o pop, o rock e até com a guitarrada paraense.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

“Este álbum, na verdade, não nasceu intencionalmente. Foi obra do acaso, digamos, muito bem-vinda. Durante os ensaios da turnê do disco ‘Contato Imediato’, fomos acrescentando outras canções de Arnaldo, por conta de tempo de show, além do repertório que já havia sido gravado. Num belo dia, Kassin me provocou, sugerindo que eu regravasse três destas canções que já estavam prontas, arranjadas, funcionando super bem. Eu adorei a ideia e topei", explica a cantora.

Para Charles Gavin, músico e ex-integrante dos Titãs, Vison Negro é “um disco solar, alto astral, cujos arranjos vão direto ao ponto, sem floreios e sem perda de tempo”. A faixa-título, por exemplo, mistura crítica social e humor ácido ao falar do universo de aparências nas redes sociais. Outras músicas, como “Melhor não enfeitar” e “Sem você”, reforçam o lado roqueiro da artista, que diz ter crescido ouvindo nomes como Rita Lee, Cássia Eller e os Novos Baianos.

Os ingressos para o show de Anna Ratto na Fábrica Braço de Prata custam €10. Os eventos na FNAC e na Casa da Música, no Porto, tem entrada gratuita.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Anna Ratto, autora de "Vison Negro'
Criolo é a mais nova atração confirmada para o Coala Festival de Cascais
Anna Ratto, autora de "Vison Negro'
Alcione volta a Portugal para apresentações no segundo semestre
Diário de Notícias
www.dn.pt