Acumular milhas para viagem no cartão de crédito? Também é possível em Portugal
Acumular milhas aéreas com o cartão de crédito já faz parte da rotina de muitos brasileiros. Em tempos nos quais as passagens tem preços cada vez mais exorbitantes, programas como Smiles, LATAM Pass, Azul Fidelidade e Livelo tornaram-se conhecidos por permitir que cada compra do dia a dia se transforme em pontos para futuras viagens.
Para quem está em Portugal e sente falta desse benefício, a boa notícia é que por aqui também existem diversas opções de cartões com programas de milhas.
O funcionamento é bem parecido: a cada euro gasto, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por passagens aéreas, upgrades de cabine, acesso a salas VIP em aeroportos e outros serviços. Os programas mais conhecidos em Portugal estão ligados principalmente à TAP, com o TAP Miles&Go, e à Lufthansa, por meio do Miles&More. Mas há cartões que permitem o uso das milhas em diversas companhias internacionais.
Entre os destaques estão os cartões oferecidos pelo Millennium BCP, como o TAP Platinum, que dá direito a duas milhas por cada euro gasto e oferece acesso a lounges da TAP. O Santander Platinum também é uma opção para quem prefere ter liberdade de escolha na hora de voar, já que permite acumular milhas para qualquer companhia aérea (exceto as low cost). Já a Caixa Geral de Depósitos (CGD) oferece os cartões Miles&More, nas versões Classic e Gold, com foco nos voos da Lufthansa e da Star Alliance.
Assim como no Brasil, muitos desses produtos tem anuidade, que pode variar de 15 a 300 euros por ano, dependendo do nível do cartão - vale olhar a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global), que indica o custo total do crédito, incluindo juros e outras taxas. Em média, essa taxa fica entre 14% e 19% nos cartões com programa de milhas em Portugal.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Outro ponto fundamental é a validade das milhas. Em muitos casos, elas expiram após três anos se não forem usadas. No entanto, alguns bancos oferecem a possibilidade de manter as milhas ativas por tempo indeterminado, desde que o cliente realize compras mensais com o cartão.
O limite de crédito (também chamado de plafond) é outro fator que varia bastante. Há opções que começam com 500 euros de limite e outras que chegam a valores superiores a 200 mil euros nos cartões premium.
Para quem costuma viajar com frequência entre Brasil e Portugal ou para outros destinos da Europa, pode fazer sentido investir num cartão com benefícios extras, como check-in prioritário, seguro de viagem ou acesso a salas VIP.
Além das milhas, algumas instituições em Portugal oferecem cashback, que devolve uma pequena percentagem do valor gasto em compras. Mas, assim como no Brasil, é preciso fazer as contas para saber se o retorno realmente compensa os custos envolvidos.
Se no Brasil o mercado de milhas é amplo e consolidado - começou com a LATAM, à época só TAM, em 1993 - em Portugal a oferta ainda é um pouco mais restrita, mas tem crescido nos últimos anos. A dica para o imigrante que vive no país, portanto, é comparar bem as condições de cada cartão e aderir ou não ao programa que fizer sentido para o seu perfil de consumo.
nuno.tibirica@dn.pt