Abertas inscrições para o Encceja Exterior, prova que certifica a conclusão dos Ensinos Médio e Fundamental
Estão abertas a partir desta segunda-feira, 16 de junho, as inscrições para a edição de 2025 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Exterior, que confere a brasileiros que vivem em outro país e que não concluiram os Ensinos Fundamental ou Médio na idade certa a chance de obter a certificação.
O exame vai ser realizado no dia 28 de setembro em Lisboa e em outras 15 cidades: Frankfurt (Alemanha); Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Nova York, Boston e Miami (Estados Unidos); Paris (França); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Nagoia, Hamamatsu e Tóquio (Japão); Genebra (Suíça); e Paramaribo (Suriname).
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A inscrição é gratuita e pode ser feita até 27 de junho pelo portal do sistema Encceja Exterior.
Para quem quer obter o diploma de conclusão do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos de idade no dia da prova. Já para quem busca o certificado do Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.
Cursinho preparatório
O Encceja foi criado pelo Governo brasileiro em 2002, inicialmente com provas aplicadas apenas no Brasil. Anos depois, passou a ser realizada a versão Encceja Exterior. Em 2024, a prova foi realizada em 17 cidades no exterior e Portugal foi o país com maior número de inscritos, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores enviados ao DN Brasil: 352 brasileiros realizaram o exame. Foi a primeira vez que o país assumiu a liderança em participações.
Em Lisboa, um cursinho preparatório para a prova tem ganhado cada vez mais alunos. Totalmente gratuito e realizado com apoio do consulado-geral do Brasil, o curso garante um reforço nos estudos para quem está fora das salas de aula já há algum tempo.
O conteúdo das aulas é segmentado de acordo com a divisão do exame, que é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.
Com a aprovação no exame e o certificado de conclusão do Ensino Médio, os brasileiros têm a chance de avançar no percurso acadêmico e formativo em Portugal, com acesso ao Ensino Superior e a cursos profissionalizantes.*
De acordo com a coordenadora do cursinho, Rejane Lima, "após concluir o Encceja, com o Ensino Médio certificado pelo Brasil, existe um acordo bilateral que garante que os brasileiros podem frequentar o Ensino Superior no exterior. Eles também podem participar de várias ações, cursos, que sejam voltadas, em Portugal, para pessoas que têm a conclusão do Ensino Secundário, equivalente ao nosso Ensino Médio, e aumentar as suas qualificações para alguns trabalhos que venham a ter no futuro", explica ao DN Brasil.
"Aqui em Portugal, especificamente, para ser empresário é preciso ter o diploma do 12.º ano, que é o último ano do Ensino Secundário. Para abrir um cabeleireiro, por exemplo. Com o diploma do Encceja isso já é possível", completa Rejane.
As aulas do cursinho ocorrem no campus da Universidade Lusófona, no Campo Grande, a partir das 19h, de segunda a sexta-feira. Os interessados em participar, ou em serem professores voluntários, podem se inscrever pelo e-mail enccejalisboa@gmail.com ou buscar informações pelo número +351 929125606.
Acesse aqui o edital da prova.
Acesse aqui o sistema Encceja.
Leia aqui as informações na página do INEP.
caroline.ribeiro@dn.pt
*Reportagem atualizada no dia 18 de junho para corrigir a informação que associava a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Encceja Exterior à garantia de uma equivalência direta ao certificado de conclusão do 12.º ano em Portugal.