Vice-presidente do Brasil e dezenas de autoridades são esperadas em Lisboa no início de julho
Na primeira semana de julho, dezenas de autoridades brasileiras são esperadas em Portugal para a décima terceira edição do Fórum de Lisboa. O DN Brasil apurou que está prevista a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, Paulo Gonet, procurador geral da República e pelo menos quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): Alexandre de Moraes, André Mendonça, Flávio Dino e Gilmar Mendes.
Assim como ocorre em outros eventos com a presença de autoridades brasileiras em Portugal, outras agendas serão cumpridas na cidade. Em 2024, por exemplo, Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal (PF) realizou uma visita à sede da Polícia Judiciária (PJ) para discutir cooperação. Já o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, visitou Rita Júdice, ministra portuguesa da Justiça.
O tema do fórum deste ano será "O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente". Assim como em edições anteriores, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) vai sediar o evento.
Serão três dias de discussões em painéis, palestras e mesas redondas. "Com uma abordagem interdisciplinar, os debates irão explorar questões essenciais da era digital e da inteligência artificial, incluindo seus reflexos na formulação de políticas públicas, na proteção dos direitos fundamentais e na democracia", destaca o comunicado oficial.
"O Fórum também discutirá os desafios e oportunidades do avanço tecnológico, seu impacto no acesso à justiça e no desenvolvimento sustentável, além de destacar como o direito pode atuar como instrumento de equilíbrio e inovação em um mundo em constante transformação", acrescentam os organizadores.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Os ingressos estão à venda online por 137 euros aproximadamente, uma vez que o valor apresentado no site está em reais (800,00 + R$ 80,00 taxa) e pode ser parcelado em até 12x de R$ 91,01. Para estudantes o bilhete é gratuito.
O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV).
amanda.lima@dn.pt