Situação de emergência em Portugal? Saiba para onde ligar
O número 112 é o telefone de emergência única na Europa, adotado também em Portugal, mas há números que podem ser úteis em situações específicas, como dúvidas de saúde, socorro à animais e atendimento psicológico.
Texto: Caroline Ribeiro
Os brasileiros sabem que, na hora de uma situação que exige socorro, podem ligar para o 190, 192, ou 193. As chamadas vão cair nos órgãos de polícia, no serviço móvel de urgência, o SAMU, e nos bombeiros, em sequência. Garantir um atendimento rápido e assistência imediata pode salvar vidas. Por isso, em geral, todos os países adotam números curtos e fáceis de serem memorizados. Em Portugal, não é diferente.
O número 112 é o telefone de emergência única na Europa, adotado também em Portugal, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para todos os tipos de urgência. Através do 112, os cidadãos podem obter ajuda em situações de urgência médica, incêndios, acidentes de trânsito, domésticos, e várias outras. Quando acionado, o 112 direciona a chamada para o serviço mais adequado, seja o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), os bombeiros, ou a Polícia.
No caso de ser um chamado para alguma das forças de segurança, a triagem do 112 vai encaminhar a ocorrência para a Polícia de Segurança Pública (PSP) ou a Guarda Nacional Republicana (GNR), dependendo da região e da gravidade da situação.
Especificamente para situações de emergência por acidentes, existem duas outras opções para chamadas por telefone no país. Para ocorrências no mar, ou com embarcações, o número a ser acionado é o 117, coordenado pela Autoridade Marítima Nacional, que atua em conjunto com a Marinha Portuguesa e outros serviços de socorro marítimo. Para situações urgentes em terra, como incêndios ou resgates, o número 115 é o contato direto com os Bombeiros Portugueses, que também garantem uma resposta rápida às ocorrências.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Para chamar as forças de segurança, outras opções são:
- Em casos não emergenciais, mas que ainda exigem a intervenção policial, a PSP disponibiliza o 0800 202 185.
- Para casos que ocorrem fora das áreas urbanas, a GNR é a força de segurança competente e pode ser acionada pelo 808 200 520.
Além disso, outros serviços podem prestar socorro em áreas mais específicas.
- O SNS 24, pelo 808 24 24 24, é número de telefone do Serviço Nacional de Saúde, fornecendo informações sobre saúde e orientações em situações de emergência médica. A linha é útil para tirar dúvidas sobre sintomas, informações sobre clínicas e hospitais, ou quando se precisa de algum encaminhanento para alguma unidade de atendimento. As gestantes, por exemplo, têm um canal de atendimento exclusivo pelo SNS 24 para urgências durante a gravidez.
- O Infarmed é a autoridade que regulamente o uso de medicamentos em Portugal. Pelo número 707 22 33 44, é possível obter informações sobre remédios, efeitos colaterais ou tirar dúvidas sobre a utilização. O serviço também oferece apoio para quem deseja reportar problemas relacionados à qualidade de medicamentos ou produtos de saúde.
- Para situações de abandono, maus-tratos ou necessidade de resgatar animais, o número 808 255 255 é a Linha Nacional de Apoio ao Animal, acionando organizações e serviços de resgates.
- Portugal também tem a Linha de Apoio Psicológico e Social, pelo número 808 257 257, voltada para pessoas que necessitam de assistência durante alguma crise ou momentos de estresse mental. Os profissionais que atendem as chamadas pode oferecer suporte psicológico e direcionar para serviços especializados.
Para brasileiros em Lisboa, situações de urgência também podem ser atendidas pelo Plantão Consular, fazendo uma chamada para o número. +351 962 520 581.
Denúncias de violência contra a mulher brasileira em qualquer ponto de Portugal podem ser feitas pelo número +55 (61) 9610-0180.
Trotes, não!
Mesmo que seja difícil, tentar manter a calma durante uma situação de emergência, falar com clareza e responder de maneira objetiva as perguntas feitas pelo operador da chamada vai ajudar os serviços a responderem de maneira mais eficiente e rápida àquela ocorrência.
Assim como é importante fazer as ligações de maneira responsável: passar trote é crime, além de atrapalhar o atendimento de situações reais de urgência.
Em 2023, o número 112 atendeu 4,93 milhões de chamadas. Deste total, 1,39 milhão foram registros de casos de emergência, mas houve quase o mesmo número de trotes passados: 1,26 milhões foram chamadas falsas.
De acordo com o Código Penal português, "quem utilizar abusivamente sinal ou chamada de alarme ou de socorro, ou simuladamente fizer crer que é necessário auxílio alheio em virtude de desastre, perigo ou situação de necessidade colectiva" comete crime de "abuso e simulação de sinais de perigo", com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias.
caroline.ribeiro@dn.pt