Estrutura de Missão vai atender os que precisam de novos dados biométricos.
Estrutura de Missão vai atender os que precisam de novos dados biométricos.Foto: Reinaldo Rodrigues

Renovações de títulos de residência vão começar em julho. Entenda como será

Ao receber a guia de pagamento da taxa, receberá, juntamente, "um comprovativo de renovação que comprova a sua regularidade em território nacional" por seis meses.
Publicado a

Mais uma corrida contra o relógio foi iniciada pelo Governo: até 15 de outubro de 2025, precisam ser renovados 374.587 títulos de residência vencidos. Este é o prazo do novo decreto-lei prorrogado, que torna os documentos válidos.

O DN Brasil na coletiva de imprensa, questionou o ministro António Leitão Amaro se daria tempo de renovar tudo a tempo. A resposta foi de que não havia a garantia, mas que a forma como a solução foi pensada pode resolver o problema.

A partir de julho, todos os imigrantes com título de residência vencido serão contactados para a renovação. Ao receber a guia de pagamento da taxa, receberão, juntamente, "um comprovativo de renovação que comprova a sua regularidade em território nacional, pelo período de 6 meses até à emissão do novo título". Na prática, será mais um papel para andar no bolso, juntamente com o decreto-lei, que acaba no dia 15 de outubro.

"Nós acreditamos, dentro da soma do período da lei — 15 de outubro, para todos —, mais os períodos individuais que constam da guia, que consigamos resolver todo o problema", respondeu o ministro. E como será a renovação?

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O DN Brasil apurou que serão duas modalidades de renovação. Aqueles que ainda estão com dados biométricos válidos e passaporte válido poderão fazer online, em um portal que está sendo criado. Já os demais serão atendidos presencialmente pela Estrutura de Missão da Agência para Integração e Asilo (AIMA), com a recolha dos dados biométricos.

O Governo quer — e precisa — concluir este trabalho até dezembro. O jornal também apurou que a emissão dos novos cartões deve ser mais rápida do que o atual ritmo da AIMA, uma vez que, para o primeiro título de residência, é necessária uma análise mais detalhada.

Depois, o trabalho de renovações deverá ficar totalmente concentrado na AIMA. O objetivo é deixar de compartilhar o serviço com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN). O IRN começou a fazer renovações após a criação da AIMA.

No entanto, com o passar do tempo, os balcões do IRN começaram a fazer regras próprias para renovação, conforme já revelado pelo DN Brasil. A dificuldade em estar com o documento em dia traz uma série de prejuízos aos imigrantes, como perda de emprego e impossibilidade de viajar. Este decreto-lei, sucessivamente prorrogado, é, inclusive, não aceito pela AIMA.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Estrutura de Missão vai atender os que precisam de novos dados biométricos.
Imigrante terá de morar 10 anos no país para o pedido de nacionalidade e 7 para falantes de língua portuguesa
Estrutura de Missão vai atender os que precisam de novos dados biométricos.
Governo prorroga até 15 de outubro o decreto-lei que torna documentos válidos
Diário de Notícias
www.dn.pt