Quais são as profissões mais bem pagas para imigrantes em Portugal?
Com um salário mínimo nacional de 870 euros, valor que entrou em vigor este ano, o mercado de trabalho português continua oferecendo remunerações muito mais altas e competitivas em setores estratégicos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Uma realidade tem atraído profissionais estrangeiros para áreas com maior demanda de trabalho qualificado.
O setor tecnológico é um dos destaques. Segundo dados do programa Tech Visa, iniciativa do governo português para atrair talentos internacionais, os profissionais da área com experiência recebem salários anuais que podem variar entre 45.000 e 65.000 euros, dependendo da especialização. O setor tem vagas frequentes e demanda por estrangeiros principalmente para desenvolvimento de software, ciência de dados e cibersegurança.
No setor da saúde, segundo a tabela salarial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), os médicos especialistas que atendem na rede pública podem receber entre 2.779,35 e 3.819,18 euros por mês. Já no setor privado, estes valores podem ser significativamente maiores.
Nos ramos da Engenharia, o foco em Portugal tem sido em empreendimentos na construção civil e no setor de energia renovável. Os salários variam de 32.000 a 50.000 euros por ano.
Perspectivas
Segundo o relatório "Portugal Digital", o país pretende formar e atrair mais de 20.000 profissionais para a área digital até 2026.
Diante das dificuldades que estrangeiros enfrentam para obter vistos de trabalho, conforme o DN Brasil tem noticiado, a modalidade do Tech Visa tem facilitado a contratação de profissionais. De acordo com dados da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), desde seu lançamento, em 2019, o programa já certificou centenas de empresas para contratar profissionais internacionais.
De acordo com a definição do programa, "a certificação Tech Visa permite a agilização da concessão de visto de residência/atribuição de autorização de residência, por parte da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Direção-Geral dos Assuntos Consulares, para imigrantes altamente qualificados e/ou especializados a contratar pelas empresas que emitam os respetivos Termos de Responsabilidade".
Atualmente, está aberto um novo período de candidaturas de empresas ao programa. As informações estão disponíveis no site da Agência para a Competitividade e Inovação.
caroline.ribeiro@dn.pt