Vistos. São Paulo também terá protesto frente ao consulado de Portugal
Além do protesto em Salvador, no dia 22 de janeiro, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo também terá um ato de protesto no mesmo dia. Será a partir das 7h e com o mesmo motivo: a demora na análise dos pedidos de vistos. "Estão brincando com os nossos sonhos. Vendemos casa, estamos morando de favor, saímos do serviço, vendemos carro, tudo", lamenta Amanda Albuquerque, deu entrada no pedido há 160 dias.
A brasileira de 33 anos deu entrada no visto de procura de trabalho em agosto, juntamente com o marido, mas não há prazos. "Isso mexe muito com o nosso psicológico, estamos só com a roupa do corpo estamos em desespero, não sabemos o que fazer", explica.
Segundo Amanda, a incerteza deixa a família paralisada. "Não sabemos se arrumamos outro serviço, aí precisamos sair, não sabemos se matriculamos nossos filhos na escola de novo", explica.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
De acordo com a brasilera, será um ato "pacífico" e apenas com cartazes. "Vamos somente levar os cartazes de protesto, será pacifico, queremos apenas que eles trabalhem nos nossos vistos, que já foram pagos, inclusive", explica ao DN Brasil.
Outra requerente de visto ouvida pelo DN Brasil e que prefere manter o anonimato, reclama que não recebe nenhuma resposta. "Foi enviado em julho e não nos respondem nada", comenta. Ela, o marido e os dois filhos se planejam há anos para a mudança, em busca de mais qualidade de vida e para ficar perto da irmã, que já mora em Portugal. "Tínhamos passagens para agosto, mas como mudou a lei pedimos o visto, tudo certinho, dentro da lei", conta. Sem saber o que será do futuro, diz estar com a vida suspensa e sob efeitos de remédios para dormir.
Em grupos nas redes sociais, os relatos multiplicam-se. Todos têm em comum o fato de não receberem respostas dos consulados e estarem com a vida suspensa enquanto esperam.
Na semana passada, o MNE respondeu ao DN Brasil que estuda um modelo para tornar o processamento de vistos mais rápidos no Brasil. "Está a ser equacionada uma alteração do sistema de processamento de vistos no Brasil nos postos que colaboram com a VFS Global, a qual permitirá garantir uma maior segurança e celeridade no processamento dos vistos", afirma o ministério em resposta ao DN Brasil. Sobre o reforço de funcionários nos postos, anunciado no Plano de Ação para as Migrações em junho do ano passado, o MNE não respondeu ao questionamento do jornal.
amanda.lima@dn.pt