Patty Bonaparte e o seu novo livro "Trampolim".
Patty Bonaparte e o seu novo livro "Trampolim".Divulgação

Psicóloga brasileira lança livro em Lisboa sobre superação, luto, maternidade e reinvenção

"Trampolim", obra de estreia de Patty Bonaparte, resgata memórias e reflexões sobre as barreiras que enfrentou na vida.
Publicado a

Aos 54 anos, a psicóloga e escritora brasileira Patrícia Gurjão Bonaparte decidiu transformar sua trajetória em palavras. Assim nasceu O Trampolim, seu primeiro livro, publicado pela editora Lacre e que será lançado em Lisboa no dia 8 de abril. A obra reúne crônicas sobre desafios, perdas e reinvenção, abordando temas universais como luto, maternidade e resiliência.

O título do livro resgata uma metáfora que atravessa toda a narrativa: o medo de se lançar ao desconhecido. Desde a infância, Patty encontrou no "não" um refúgio diante das incertezas – algo simbolizado por uma lembrança marcante das aulas de natação, quando se recusava a pular do trampolim. Esse receio a acompanhou ao longo da vida, até que, em diferentes momentos, foi desafiada a mudar de postura.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Entre as experiências que moldaram sua trajetória, a autora relembra a morte precoce do pai, o sequestro e assassinato do primeiro marido quando estava grávida, um incêndio que deixou seu irmão gravemente ferido e, mais recentemente, o trauma vivido com a internação do atual marido, Cláudio, que quase perdeu a vida durante a pandemia de Covid-19.

Capa do livro de estreia da psicóloga brasileira.
Capa do livro de estreia da psicóloga brasileira.Divulgação

Apesar das adversidades, O Trampolim não é um livro sobre dor, mas sobre transformação. A cada capítulo, Patty compartilha como os desafios se tornaram impulsos para mudanças significativas. "O trampolim é justamente isso: se jogar, mesmo sem saber exatamente onde vai cair. É confiar no processo e se lançar na construção da sua própria história", afirma.

A relação da brasileira com Portugal é de longa data. Bisneta de português, Patty viveu parte da infância no Estoril com os pais e o irmão. Essa conexão afetiva com o país tornou Lisboa o lugar ideal para dar mais um grande salto: o lançamento do seu primeiro livro. "Esse livro é um convite para quem sente medo, para quem se questiona e para quem, em algum momento, deixou um sonho de lado. Lançá-lo em Portugal é uma forma de me reconectar com a minha história e, ao mesmo tempo, de dar mais um grande passo para frente", diz a autora.

Lançamento do livro O Trampolim, de Patty Bonaparte.

Quando? 8 de abril, às 18h30.
Onde? Livraria Travessa – Príncipe Real, Lisboa.
Quanto? Entrada gratuita.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Patty Bonaparte e o seu novo livro "Trampolim".
Tratamento da ansiedade em Portugal ganha novas perspectivas com psicóloga brasileira
Patty Bonaparte e o seu novo livro "Trampolim".
Psicóloga brasileira em Portugal estuda relação entre discriminação de imigrantes e trauma
Diário de Notícias
www.dn.pt