Professor brasileiro em Portugal recupera canções raras do século XIX compostas no Rio de Janeiro
Uma coleção de canções brasileiras do século XIX, praticamente desconhecida até hoje, acaba de ser resgatada pelo professor e músico brasileiro Alberto José Pacheco, que leciona na NOVA FCSH, em Lisboa. Trata-se do Álbum de Armia, publicado originalmente no Rio de Janeiro em 1855, com poemas de José Albano Cordeiro e músicas compostas por dez autores, entre eles dois portugueses que viviam na capital fluminense.
O trabalho resultou numa edição crítica da obra e na gravação integral das canções em vídeo, hoje disponíveis gratuitamente online.
A investigação começou no Brasil, quando Pacheco ainda lecionava na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e continuou em Portugal após sua nomeação como professor na Universidade Nova, em 2022. “Esse trabalho começou como um projeto de iniciação científica com um aluno meu na UFRJ, o Rodrigo Barcelos. Fizemos a edição e, quando já estava aqui em Lisboa, publiquei o livro pela Pimenta Cultural, de São Paulo”, contou o professor ao DN Brasil.
A gravação das dez canções foi feita em parceria com o pianista brasileiro Anderson Beltrão, também residente em Portugal, com apoio do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. As músicas, compostas sobre poemas escritos em homenagem à esposa falecida do autor, reúnem nomes brasileiros, portugueses, franceses, italianos, um argentino e até um alemão. “Cada canção tem um compositor diferente. O poeta foi o grande motor disso tudo. Ele pediu que os melhores compositores que estavam ativos no Rio escrevessem cada um uma canção”, explica Pacheco.
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O álbum revela também o intenso intercâmbio cultural luso-brasileiro do século XIX: “Mesmo após a independência, em 1822, o trânsito de músicos entre Portugal e Brasil se manteve muito vivo. A língua comum facilitava isso”.
Para o professor, o projeto tem tanto valor artístico quanto histórico. “É um repertório que revela como o Rio de Janeiro, em meados do século XIX, era um ponto de atração para músicos europeus. A cidade concentrava uma elite cultural ativa, e isso se reflete na diversidade de nacionalidades dos compositores do Álbum de Armida”, afirma. A presença de músicos portugueses no Rio e de figuras como Chiquinha Gonzaga em Lisboa reforça, segundo ele, a existência de um verdadeiro circuito musical transatlântico em língua portuguesa.
O projeto também responde a uma demanda crescente por fontes primárias no campo da musicologia histórica, especialmente no que diz respeito ao repertório de canção romântica do século XIX. “O trabalho parte da localização dos manuscritos originais, passa pela edição crítica das partituras e culmina na interpretação em vídeo. É um ciclo completo de pesquisa e difusão artística”, resume Pacheco. O resultado final pode ser visto no YouTube, em gravações feitas no Grêmio Literário, no centro de Lisboa, unindo rigor acadêmico e sensibilidade musical.
A edição crítica do Álbum de Armida está disponível gratuitamente no site da editora Pimenta Cultural. A gravação das dez canções pode ser vista no YouTube, na playlist oficial disponível neste link.
nuno.tibirica@dn.pt