Perder documentos sempre traz alguma apreensão e é importante agir rápido para evitar prejuízos. A primeira recomendação das autoridades é de que seja feito um registro de ocorrência junto à polícia, na esquadra mais próxima. Em seguida, é preciso adotar procedimentos específicos para cada documento.Para substituição do cartão da autorização de residência, é preciso contactar a AIMA. De acordo com a tabela de preços da agência, será cobrada pela 2ª via uma taxa de 50% do valor da taxa de emissão da AR original.Para substituição do passaporte, vai ser preciso solicitar a emissão de um novo documento junto ao consulado do Brasil que atende a sua área de residência.Lisboa: atende os distritos de Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal (excetos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines) e regiões autônomas do Arquipélago dos Açores e Arquipélago da Madeira.Porto: distritos do Porto, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.Faro: distritos de Faro, Beja e Évora, e os Municípios de Alcácer do Sal, de Grândola, de Santiago do Cacém e de Sines, pertencentes ao distrito de Setúbal.O procedimento vai ser o mesmo feito para os pedidos iniciais e de renovação, com preenchimento do formulário SERPRO e abertura do processo no portal e-consular.Em caso de perda do cartão de cidadão português, é preciso, primeiro, cancelar o documento exraviado. O cancelamento pode ser feito online, através do portal ePortugal, ou por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão pelo número +351 210 990 111. Em seguida, será poissível solicitar a 2ª via, de maneira online para quem tem mais de 25 anos. O novo cartão terá a mesma validade do cartão original. Consulte aqui mais informações.O Banco de Portugal recomenda que, em caso de perda de documentos de identificação, como passaporte, autorização de residência, o cidadão faça o aviso à entidade para que os agentes bancários sejam informados. O procedimento pode ser feito online ou presencialmente. Veja aqui mais informações.Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!Para substituição da carta de condução, é possível fazer o pedido de uma 2ª via através do portal do IMT ou pessoalmente num balcão do órgão. A emissão do novo documento custa 15 euros para motoristas com mais de 70 anos e 30 euros para os demais. O pedido online garante 10% de desconto no valor. Veja aqui todas as informações.Quem perdeu o cartão navegante, de utilização nos transportes públicos de Lisboa e região metropolitana, pode primeiro tentar localizar o documento nos achados e perdidos da Carris, preenchendo um formulário disponível no site. Caso não haja sucesso, a perda do cartão deve ser comunicada presencialmente num posto de atendimento da empresa. Em seguida, o usuário pode solicitar um novo cartão e pedir a transferência do título mensal que tinha carregado no título perdido para o novo. Consulte aqui mais informações.Para brasileiros em Lisboa que também têm nacionalidade portuguesa, procedimentos relativos a vários documentos oficiais de Portugal que tenham sido extraviados podem ser feitos no Balcão Perdi a Carteira. O serviço pode ser utilizado por qualquer pessoa maior de idade e permite tratar da substituição dos seguintes documentos:Cartão de Cidadãodocumento único automóvelcarta de conduçãocartão de beneficiário da ADSEcartão de sócio do ACPPara utilizar, é preciso realizar procedimentos ao mesmo tempo para, no mínimo, dois documentos. O balcão funciona exclusivamente por agendamento, na Loja de Cidadão de Lisboa - Laranjeiras. Consulte aqui todas as informações.caroline.ribeiro@dn.pt.Está de mudança para Portugal? Saiba quais documentos trazer do Brasil.Foi chamado pela Estrutura de Missão da AIMA? Saiba quais documentos deve apresentar.O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.