A artista Fernanda Feher, autora de "O caminho do Ouriços"
A artista Fernanda Feher, autora de "O caminho do Ouriços"Divulgação

Novo projeto que reúne artistas brasileiras inaugura neste sábado, Dia Internacional da Mulher

Projeto MAC, da iniciativa Na Rede, marca o Dia Internacional da Mulher com a exposição "O Caminho do Ouriço" de Fernanda Feher, além de um encontro de arte, poesia e networking feminino.
Publicado a

Neste sábado, 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o projeto Na Rede promoverá um evento de lançamento do projeto MAC - Mulheres na Arte Contemporânea. A iniciativa visa reunir artistas brasileiras independentes de diferentes vertentes, com um foco especial na produção artística feminina. A ideia do projeto é fazer uma série de mostras pelas principais cidades portuguesas ao longo de 2025.

O evento contará com uma programação especial, incluindo uma performance da poeta Gabriella Hedegaard, vencedora do Todo Mundo Slam, que trará um encontro de arte e poesia, permitindo que o público vivencie uma experiência única de expressão artística feminina. Este será um momento para celebrar a força e a importância da mulher na arte contemporânea.

Outra presença confirmada no evento é a da artista Fernanda Feher, que inaugurou no dia 8 de fevereiro a sua exposição "O Caminho do Ouriço", que segue em cartaz até 16 de março, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. Esta mostra marca o início do projeto MAC e apresenta uma série de 15 obras, incluindo peças inéditas e outras já reconhecidas pelo público. A arte de Feher, que mistura pintura, cerâmica, tapeçaria e escultura, reflete sobre temas como o feminino, a natureza e o surrealismo, explorando a transformação e os sentimentos conflituosos que acompanham o processo artístico.

Feher, que vive em Portugal há quase dez anos, traz para esta exposição uma visão profundamente introspectiva e reflexiva sobre o feminino não domesticável e a potência revolucionária que transita entre a arte e os aspectos sociais e políticos. Entre as obras em destaque, está o desenho que virou tapeçaria, "Toda vez que eu mergulho eu assusto todos os peixes", que lida com a questão do pertencimento e o desejo de transformação, que é uma constante na trajetória da artista.

“Antes, o meu protesto tinha uma mola propulsora, a raiva. Hoje, estou mais pacífica. Comecei a acreditar em outro tipo de revolução, muito mais calma, muito mais lenta e, provavelmente, muito mais profunda”, afirma a brasileira, que já morou em Nova York, e fez a travessia para Portugal há quase dez anos.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Idealizado por Mona Camargo em 2022, o projeto Na Rede reúne mulheres criativas e empreendedoras, com foco na conexão e no fortalecimento de artistas independentes. A proposta é criar um ambiente físico de troca e colaboração, sendo uma extensão das interações virtuais que essas mulheres já experimentam nas redes sociais. 

Ao longo de 2025, o projeto MAC promete levar as mostras de arte por diversas cidades de Portugal, proporcionando visibilidade às artistas participantes e estreitando a relação delas com o público. A largada é dada neste sábado, em pleno Dia Internacional da Mulher, quando o encontro entre as artistas contará com um cocktail a partir das 15h. 

Serviço

Onde? Na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira)

Quando? Sábado (8 de março), das 15h às 18h

Preço: Entrada gratuita

Horário de visitação da exposição: Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
A artista Fernanda Feher, autora de "O caminho do Ouriços"
"Mulheres em Portugal": rede de apoio criada por brasileira virou referência para empreendedoras
A artista Fernanda Feher, autora de "O caminho do Ouriços"
O que há de bom: as dicas culturais do fim de semana do DN Brasil
Diário de Notícias
www.dn.pt