Novo centro de atendimentos a imigrantes em Braga agrega diversos serviços
Imigrantes podem buscar informações sobre procura de emprego até retorno voluntário.
Texto: Amanda Lima
O antigo prédio do centro de recrutramento de Braga agora é o novo local de atendimento a imigrantes da cidade. O Governo fez um protocolo com as autoridades municipais de Braga, para que o centro fizesse parte do mutirão de agendamentos de imigrantes.
Assim como nos outros 19 pontos de atendimento da estrutura de missão, os imigrantes são agendados pela própria Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Os agendamentos são entre 9h às 13h e das 14h às 17h. Ao DN Brasil, a câmara municipal ressalta que "todos os atendimentos para regularização de processos pendentes que fazemos, são por prévio agendamento da Estrutura de Missão da AIMA".
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
No entanto, para outros assuntos que não seja uma marcação na AIMA, o local possui diversos serviços para a comunidade imigrante. Uma parte do prédio é dedicada ao espaço para a promoção do acolhimento e integração de migrantes na comunidade. As pessoas podem sanar dúvidas sobre processos de regularização, integração profissional, retorno voluntário e apoio no acesso aos serviços de saúde, educação e habitação.
No local também funciona o GIP imigrante, que tem como público-alvo pessoas migrantes de Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro. São dadas informações sobre medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo, além de prestar apoio ao encaminhamento de candidatos e inscrição online para emprego. Também podem ser encontradas ofertas de emprego. O endereço é rua Bernardo Sequeira, n.º 247.
amanda.lima@dn.pt