Mudança na Lei da Nacionalidade completa seis meses sem valer na prática

Mudança na Lei da Nacionalidade completa seis meses sem valer na prática

Lei entrou em vigor no mês de abril, mas até hoje não foi regulamentada.
Publicado a

Texto: Amanda Lima

Seis meses depois de entrar em vigor, a mudança na Lei da Nacionalidade, que beneficiará milhares de imigrantes, ainda não começou a valer na prática. A alteração foi publicada no Diário da República (DRE) no mês de abril, mas ainda não foi regulamentada. A flexibilização é de contar o tempo de espera pelo título de residência após a aprovação do processo.

No entanto, a situação é diferente para quem pode pagar por um advogado. O DN Brasil tem conhecimento de casos em que imigrantes conseguiram dar entrada no pedido com a alteração na lei. A necessidade de pagar por um profissional já ocorre em outras situações, como as ações judicias pela demora da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

No entanto, quem não possui dinheiro fica sem acesso aos mesmos direitos. Juliet Cristino, autora da petição que foi o passo inicial para mudança da lei, não sabe o motivo de estar valendo. "A regulamentação já passou do prazo por lei e as conservatórias não aceitam dar entrada, mas se a pessoa tiver dinheiro para pagar advogado, consegue", explica a imigrante.

O DN Brasil questionou o Ministério da Justiça diversas vezes sobre o assunto, mas não obteve resposta. No início do mês, foi lançado um novo portal online para solicitação da nacionalidade. A mudança, com objetivo de tornar o processo mais ágil, deixou brasileiros confusos por causa de erros apresentados na plataforma. Ao DN Brasil, o ministério afirmou que foram corrigidas as anomalias no site.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

Diário de Notícias
www.dn.pt