Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Mudança na Lei da Nacionalidade completa seis meses sem valer na prática
Photo by David Xeli / Unsplash

Mudança na Lei da Nacionalidade completa seis meses sem valer na prática

Lei entrou em vigor no mês de abril, mas até hoje não foi regulamentada.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Seis meses depois de entrar em vigor, a mudança na Lei da Nacionalidade, que beneficiará milhares de imigrantes, ainda não começou a valer na prática. A alteração foi publicada no Diário da República (DRE) no mês de abril, mas ainda não foi regulamentada. A flexibilização é de contar o tempo de espera pelo título de residência após a aprovação do processo.

No entanto, a situação é diferente para quem pode pagar por um advogado. O DN Brasil tem conhecimento de casos em que imigrantes conseguiram dar entrada no pedido com a alteração na lei. A necessidade de pagar por um profissional já ocorre em outras situações, como as ações judicias pela demora da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

No entanto, quem não possui dinheiro fica sem acesso aos mesmos direitos. Juliet Cristino, autora da petição que foi o passo inicial para mudança da lei, não sabe o motivo de estar valendo. "A regulamentação já passou do prazo por lei e as conservatórias não aceitam dar entrada, mas se a pessoa tiver dinheiro para pagar advogado, consegue", explica a imigrante.

O DN Brasil questionou o Ministério da Justiça diversas vezes sobre o assunto, mas não obteve resposta. No início do mês, foi lançado um novo portal online para solicitação da nacionalidade. A mudança, com objetivo de tornar o processo mais ágil, deixou brasileiros confusos por causa de erros apresentados na plataforma. Ao DN Brasil, o ministério afirmou que foram corrigidas as anomalias no site.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

Às vezes rápido, às vezes nem tanto: entenda o processo de mudança das leis em Portugal
Tempo de mudança nas leis gera dúvidas - e impaciência - entre imigrantes para alguns casos.
Porto e Braga são as próximas cidades a receber mutirão da AIMA
Abertura será “nas próximas semanas”, de acordo com o Governo.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais