António Leitão Amaro foi um dos oradores na grande conferência de aniversário dos 160 anos do Diário de Notícias.
António Leitão Amaro foi um dos oradores na grande conferência de aniversário dos 160 anos do Diário de Notícias.Gerardo Santos

Entrar em Portugal e pedir título CPLP segue sem prazo, confirma ministro ao DN Brasil

"A abertura do canal CPLP vai ser ativada com responsabilidade, quando nós tivermos a certeza da capacidade de resposta", afirmou António Leitão Amaro, ministro da Presidência, ao ser questionado sobre o assunto pelo DN Brasil.
Publicado a

Tal como o DN Brasil divulgou esta semana, não há um prazo estabelecido para que comece a funcionar a opção de entrar em Portugal sem visto e pedir um título de residência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). "A abertura do canal CPLP vai ser ativada com responsabilidade, quando nós tivermos a certeza da capacidade de resposta", afirmou António Leitão Amaro, ministro da Presidência, ao ser questionado sobre o assunto pelo DN Brasil.

O ministro participou, nesta sexta-feira (17), da grande conferência de aniversário dos 160 anos do Diário de Notícias. Na intervenção, voltou a reafirmar que a imigração de cidadãos brasileiros e demais países da CPLP prioritária para o atual Governo. No entanto, o Executivo não quer "repetir o exercício do passado para abrir portas para um nada", destacou Amaro Leitão.

Antes de permitir na prática que os cidadãos CPLP possam entrar em Portugal e pedir uma autorização de residência, será realizada a renovação dos documentos daqueles que já possuem o título. "Vamos olhar como conseguimos aproveitar a estrutura de missão", citou, em referência ao mecanismo que será aplicado para a recolha dos dados biométricos.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O ministro acredita que isto será feito "ainda neste trimestre" ou "seguramente neste semestre", uma vez que será utilizada a estrutura de missão. Serão convocadas os mais de 150 mil imigrantes, a maior parte brasileiros, que vão comparecer aos balcões da AIMA que operam até o verão.

Com esta renovação, a atual folha de papel A4 será substituída por um título de residência igual aos demais, com validade de dois anos e possibilidade de circular pelo Espaço Schengen. Este plano foi anunciado pelo atual Governo tão logo assumiu o Executivo do país, no ano passado.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

António Leitão Amaro foi um dos oradores na grande conferência de aniversário dos 160 anos do Diário de Notícias.
Ministro Leitão Amaro admite atraso no reforço dos postos consulares e aponta nova meta
António Leitão Amaro foi um dos oradores na grande conferência de aniversário dos 160 anos do Diário de Notícias.
Nova residência CPLP: é hora de viajar? quando entrará em vigor? O que sabemos até agora
Diário de Notícias
www.dn.pt