Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Marquinha no braço: como ter acesso à vacina BCG em Portugal?
Marquinha no braço é característica da vacina BCG. Foto: Júlia Prado / Ministério da Saúde do Brasil.

Marquinha no braço: como ter acesso à vacina BCG em Portugal?

Imunização contra tuberculose não é parte do plano nacional de vacinação do país, mas filhos de brasileiros são considerados "elegíveis" para receber a vacina.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

Ter uma marquinha arredondada em um dos braços faz parte da vida dos brasileiros. É resultado da vacina contra tuberculose, a famosa BCG, que está no plano nacional de imunização do Brasil e é aplicada aos bebês ainda nos primeiros dias de vida.

O cenário em Portugal é diferente. Em 2016, a Direção-Geral de Saúde (DGS) revisou as normas e a BCG deixou de fazer parte do programa de vacinação, passando a ser recomendada apenas para "crianças com fatores de risco individuais ou comunitários para a tuberculose". A justificativa é que a doença deixou de ter uma incidência alta, que exija a vacina como mais uma forma de prevenção. Desde 2015, o país passou a registrar menos de 20 casos por cada 100 habitantes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a BCG é indicada, de forma universal, onde há elevado risco de tuberculose, com uma incidência de mais de 40 casos para cada 100 mil habitantes, e com difícil acesso da população ao diagnóstico e tratamento. O Brasil registra, atualmente, um pouco menos: 38/100.000, mas ainda integra a lista dos 30 países com maior número de infecções no mundo, de acordo com o boletim epidemiológico de 2024 do Ministério da Saúde.

Como vacinar meu bebê?

Ainda durante o acompanhamento de uma gestante em Portugal, seja pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou em hospitais particulares, os profissionais identificam se o bebê que vai nascer será "elegível para BCG de acordo com a Norma 06/2016". Conforme o regulamento vigente, filhos de brasileiros atendem ao critério.

Segundo a DGS, a recomendação é de que o bebê seja vacinado ainda no hospital. "Caso não seja possível, aquando da alta da maternidade devem encaminhar as crianças, com o registo de elegibilidade, para a unidade de saúde de inscrição ou da área de residência", diz a entidade na norma.

O bebê que tiver alta sem ser vacinado deve receber a indicação de que é elegível no documento de nascimento ou no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, caderneta que é entregue aos pais logo após a primeira avaliação do recém-nascido pela pediatria. Com os documentos em mãos, a família deve comunicar ao centro de saúde em que está inscrita e esperar a data para a vacinação.

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa que pode atingir crianças e adultos. Entre os principais sintomas estão:

  • tosse persistente há mais de 2 a 3 semanas
  • cansaço
  • emagrecimento
  • suores noturnos
  • aumento da temperatura corporal ao final do dia (febrícula vespertina)

Consulte mais informações sobre prevenção e tratamento na página da Direção-Geral de Saúde de Portugal e na do Ministério da Saúde do Brasil.

caroline.ribeiro@dn.pt

Relacionadas

Bebê vai nascer em Portugal? Conheça lista de nomes permitidos e veja os campeões em 2023
Maria, Francisco, Alice e Afonso estão no topo do ranking de nomes escolhidos pelas famílias para os bebês nascidos no ano passado. O DN Brasil traz a lista dos preferidos e as regras do IRN para o registro, que tem uma lista de quais são permitidos.
Beabá da educação: o que as crianças levam para as creches em Portugal?
Babetes, toalhitas, biberões e bibes são termos que toda família precisa aprender quando matricula crianças em creches portuguesas. Diferente do Brasil, por aqui, via de regra, apenas ítens de uso pessoal são solicitados pelas instituições.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais