Malu Schmidt marcou o primeiro gol da história do estádio Amélia Morais, equipamento dedicado ao futebol feminino em Portugal.
Malu Schmidt marcou o primeiro gol da história do estádio Amélia Morais, equipamento dedicado ao futebol feminino em Portugal.SC Braga

Malu faz história: camisa 9 do Braga, brasileira marca primeiro gol em novo estádio de Portugal

Estádio Amélia Morais foi inaugurado com partida entre as equipes femininas do SC Braga e do Paris Saint-Germain. "Muito feliz", comemorou a atacante após a vitória do time.
Publicado a

A brasileira Maria Luisa Schmidt, a Malu, acaba de entrar para a história em Portugal. A camisa 9 da equipe feminina de futebol do SC Braga é a autora do primeiro gol feito no estádio Amélia Morais, na partida de inauguração do equipamento, nesta terça-feira (11), contra o Paris Saint-Germain.

Malu comemorou o feito. "Não estava a espera, mas fico muito feliz em ser a primeira marcadora desse estádio tão lindo, tão bonito. Que venham muitos mais golos por aí e que possamos ser felizes muitas vezes aqui nesse estádio", disse a brasileira ao final da partida, que terminou com a vitória das "guerreiras" do Braga por 2x1.

Em janeiro, a atacante, de 24 anos, atingiu a marca de 100 jogos em Portugal. Atuando no país desde 2021, Malu teve passagens anteriores pelo Valadares, time pelo qual fez 60 partidas, e pelo Lank Vilaverdense, onde acumulou 29 jogos. No SC Braga desde julho de 2024, a brasileira soma 13 partidas até agora, sendo a atual artilheira do time.

O estádio Amélia Morais teve um investimento de 10 milhões de euros e começou a ser construído em maio de 2023. O equipamento faz parte do projeto de "cidade esportiva" que o clube está desenvolvendo em Braga, que conta com mais campos de futebol e outras infraestruturas voltadas para a prática esportiva.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A arena, projetada para ser a casa das "guerreiras", é um equipamento de alto nível e o primeiro em Portugal totalmente dedicado a uma equipe feminina de futebol.

O nome do estádio homenageia uma das torcedoras mais populares do SC Braga. Amélia Morais faleceu em 2022, aos 86 anos, e foi conhecida pelo sua dedicação ao time. A inauguração do equipamento contou com os presidentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

caroline.ribeiro@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Malu Schmidt marcou o primeiro gol da história do estádio Amélia Morais, equipamento dedicado ao futebol feminino em Portugal.
Sabe quais as principais expressões do "futebolês" de Portugal?
Malu Schmidt marcou o primeiro gol da história do estádio Amélia Morais, equipamento dedicado ao futebol feminino em Portugal.
Do quintal a Portugal: pizzaria brasileira abre franquia no Porto com sabores inspirados nas regiões do país
Diário de Notícias
www.dn.pt