Cláudia Abreu nos bastidores de "Virgínia".
Cláudia Abreu nos bastidores de "Virgínia". DR

Lisboa: Cláudia Abreu estreia monólogo sobre Virginia Woolf nesta semana

Primeira peça solo da atriz brasileira, "Virginia", que retrata a vida e a obra de Virginia Woolf, será apresentada de 6 a 9 de fevereiro, no Teatro Maria Matos.
Publicado a

Uma das mais renomadas atrizes brasileiras, Cláudia Abreu está em Portugal para um novo trabalho. A atriz chegou para apresentações do seu monólogo Virgínia, espetáculo baseado na vida e obra da britânica Virgínia Woolf e que terá lugar no Teatro Maria Matos, em Lisboa, entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Os ingressos ainda estão disponíveis para venda.

Virgínia foi escrita e idealizada pela própria Cláudia Abreu e mergulha nos últimos momentos de Woolf, traçando um inventário íntimo de sua vida. Em cena, a atriz explora a genialidade e a fragilidade da autora, resgatando memórias de sua paixão pelo conhecimento, as alegrias com o círculo intelectual de Bloomsbury, seus afetos, dores e processo criativo. Inspirada pelo fluxo de consciência característico das obras de Woolf, a dramaturgia dá corpo às vozes reais e fictícias que moldaram a escritora.

No Brasil, a peça estreou em 2022, após cinco anos de pesquisa e experimentação de Abreu. Desde a primeira exibição, o espetáculo passou por São Paulo, Rio de Janeiro e outras 20 cidades brasileiras, sendo assistida por mais de 40 mil pessoas ao longo dos últimos anos. 

Na época do anúncio das exibições de Virgínia em Portugal, a atriz comemorou o feito nas redes sociais, destacando uma coincidência acerca do processo artístico da peça. "É com muita alegria que anunciamos a ida da nossa peça Virgínia, sobre a escritora Virgínia Woolf, para Lisboa. Terminei de escrever essa peça em Lisboa, durante a pandemia, e poder apresentá-la em terras lusitanas é algo muito significativo para mim”, publicou Cláudia Abreu.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Reconhecida por sua versatilidade no teatro, cinema e televisão, a atriz já tem mais de três décadas de carreira, tendo ao longo dos anos destaque em novelas como Barriga de Aluguel e Cheias de Charme, além de filmes como Guerra de Canudos e O Que É Isso, Companheiro?. Virginia é seu primeiro monólogo, e marca uma nova parceria com o diretor Amir Haddad, com quem já trabalhou em Noite de Reis, em 1997.

Os ingressos para as apresentações de Virgínia em Lisboa podem ser adquiridos neste link. As entradas custam €22. Os espetáculos nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro serão todos às 21h. Já no domingo (9), último dia de exibição, a performance está marcada para às 17h. 

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Cláudia Abreu nos bastidores de "Virgínia".
Sucesso literário e teatral no Brasil, "Diário de Pilar na Amazônia" ganha nova temporada em Oeiras
Cláudia Abreu nos bastidores de "Virgínia".
Ney Matogrosso confirma dois shows em Portugal neste ano
Diário de Notícias
www.dn.pt