Lisboa: Cláudia Abreu estreia monólogo sobre Virginia Woolf nesta semana
Uma das mais renomadas atrizes brasileiras, Cláudia Abreu está em Portugal para um novo trabalho. A atriz chegou para apresentações do seu monólogo Virgínia, espetáculo baseado na vida e obra da britânica Virgínia Woolf e que terá lugar no Teatro Maria Matos, em Lisboa, entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Os ingressos ainda estão disponíveis para venda.
Virgínia foi escrita e idealizada pela própria Cláudia Abreu e mergulha nos últimos momentos de Woolf, traçando um inventário íntimo de sua vida. Em cena, a atriz explora a genialidade e a fragilidade da autora, resgatando memórias de sua paixão pelo conhecimento, as alegrias com o círculo intelectual de Bloomsbury, seus afetos, dores e processo criativo. Inspirada pelo fluxo de consciência característico das obras de Woolf, a dramaturgia dá corpo às vozes reais e fictícias que moldaram a escritora.
No Brasil, a peça estreou em 2022, após cinco anos de pesquisa e experimentação de Abreu. Desde a primeira exibição, o espetáculo passou por São Paulo, Rio de Janeiro e outras 20 cidades brasileiras, sendo assistida por mais de 40 mil pessoas ao longo dos últimos anos.
Na época do anúncio das exibições de Virgínia em Portugal, a atriz comemorou o feito nas redes sociais, destacando uma coincidência acerca do processo artístico da peça. "É com muita alegria que anunciamos a ida da nossa peça Virgínia, sobre a escritora Virgínia Woolf, para Lisboa. Terminei de escrever essa peça em Lisboa, durante a pandemia, e poder apresentá-la em terras lusitanas é algo muito significativo para mim”, publicou Cláudia Abreu.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Reconhecida por sua versatilidade no teatro, cinema e televisão, a atriz já tem mais de três décadas de carreira, tendo ao longo dos anos destaque em novelas como Barriga de Aluguel e Cheias de Charme, além de filmes como Guerra de Canudos e O Que É Isso, Companheiro?. Virginia é seu primeiro monólogo, e marca uma nova parceria com o diretor Amir Haddad, com quem já trabalhou em Noite de Reis, em 1997.
Os ingressos para as apresentações de Virgínia em Lisboa podem ser adquiridos neste link. As entradas custam €22. Os espetáculos nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro serão todos às 21h. Já no domingo (9), último dia de exibição, a performance está marcada para às 17h.