Horário de verão chega na madrugada deste domingo a Portugal e muda o fuso para o Brasil
Os brasileiros que moram em Portugal ficarão uma hora mais longe da terra natal a partir da madrugada deste domingo (30). O dia marca a chegada oficial do horário de verão na Europa, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora: 1h da manhã vira 2h da manhã. A distância horária para grande parte do Brasil, de três horas a mais nos últimos meses, agora será de quatro horas. A boa notícia é para quem gosta de dias longos. No auge do verão português, entre julho e agosto, o céu fica claro até perto das 22h.
A mudança da madrugada deste domingo ocorre à 1h da manhã em Portugal Continental e na Ilha da Madeira. Já na Região Autónoma dos Açores a mudança de horário se dá mais cedo: à meia-noite, os relógios deverão ser adiantados para à 1h. O fuso horário dos Açores tem uma hora a menos que o da Madeira e o da parte continental do país.
O novo horário permanecerá pelos próximos seis meses. A hora só volta a mudar com o início do horário de Inverno, este ano no dia 26 de outubro. De acordo com a agência Lusa, o atual regime de mudança da hora de hora em Portugal é regulado por uma lei comunitária de 2000, que prevê que, anualmente, relógios sejam adiantados uma hora no último domingo de março e atrasados uma hora no último domingo de outubro, marcando o início e o fim do Horário de Verão.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
No Brasil, o tema gerou discussões nos últimos anos. O ex-Presidente Jair Bolsonaro colocou um fim do horário do verão como uma das primeiras medidas de seu mandato (2018 - 2022), enquanto o Presidente Lula (PT), relançou o debate após sua volta ao Palácio do Planalto ao derrotar Bolsonaro no pleito de 2022. Até o momento, no entanto, a medida não voltou a ser aplicada.
Em outubro de 2024, o Governo decidiu adiar a discussão por mais um ano. “Nós temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento ainda muito modesto da nossa condição hídrica. Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025", declarou à época o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Se o Governo brasileiro optar pela volta do horário de verão no próximo semestre, os brasileiros que moram em Portugal - especialmente os fãs de futebol - terão motivos para comemorar. Desta forma, com o inverno em Portugal e o verão no Brasil, a distância horária fica de apenas duas horas, e as partidas que nos próximos meses serão transmitidas por vezes à 1h30 de Portugal, passam a ser exibidas às 23h30.
Especulações para o futuro à parte, foquemos nas boas notícias: a chuva foi embora, as temperaturas vão subindo e, a partir desta madrugada, os domingos na rua serão mais longos.
nuno.tibirica@dn.pt