Relógios devem ser adiantados em uma hora.
Relógios devem ser adiantados em uma hora. Unsplash

Horário de verão chega na madrugada deste domingo a Portugal e muda o fuso para o Brasil

A partir de 30 de março, os relógios são adiantados em uma hora e a distância para o Brasil aumenta para quatro horas.
Publicado a

Os brasileiros que moram em Portugal ficarão uma hora mais longe da terra natal a partir da madrugada deste domingo (30). O dia marca a chegada oficial do horário de verão na Europa, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora: 1h da manhã vira 2h da manhã. A distância horária para grande parte do Brasil, de três horas a mais nos últimos meses, agora será de quatro horas. A boa notícia é para quem gosta de dias longos. No auge do verão português, entre julho e agosto, o céu fica claro até perto das 22h. 

A mudança da madrugada deste domingo ocorre à 1h da manhã em Portugal Continental e na Ilha da Madeira. Já na Região Autónoma dos Açores a mudança de horário se dá mais cedo: à meia-noite, os relógios deverão ser adiantados para à 1h. O fuso horário dos Açores tem uma hora a menos que o da Madeira e o da parte continental do país. 

O novo horário permanecerá pelos próximos seis meses. A hora só volta a mudar com o início do horário de Inverno, este ano no dia 26 de outubro. De acordo com a agência Lusa, o atual regime de mudança da hora de hora em Portugal é regulado por uma lei comunitária de 2000, que prevê que, anualmente, relógios sejam adiantados uma hora no último domingo de março e atrasados uma hora no último domingo de outubro, marcando o início e o fim do Horário de Verão.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

No Brasil, o tema gerou discussões nos últimos anos. O ex-Presidente Jair Bolsonaro colocou um fim do horário do verão como uma das primeiras medidas de seu mandato (2018 - 2022), enquanto o Presidente Lula (PT), relançou o debate após sua volta ao Palácio do Planalto ao derrotar Bolsonaro no pleito de 2022. Até o momento, no entanto, a medida não voltou a ser aplicada. 

Em outubro de 2024, o Governo decidiu adiar a discussão por mais um ano. “Nós temos a segurança energética assegurada, há o início de um processo de restabelecimento ainda muito modesto da nossa condição hídrica. Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025", declarou à época o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. 

Se o Governo brasileiro optar pela volta do horário de verão no próximo semestre, os brasileiros que moram em Portugal - especialmente os fãs de futebol - terão motivos para comemorar. Desta forma, com o inverno em Portugal e o verão no Brasil, a distância horária fica de apenas duas horas, e as partidas que nos próximos meses serão transmitidas por vezes à 1h30 de Portugal, passam a ser exibidas às 23h30. 

Especulações para o futuro à parte, foquemos nas boas notícias: a chuva foi embora, as temperaturas vão subindo e, a partir desta madrugada, os domingos na rua serão mais longos. 

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Relógios devem ser adiantados em uma hora.
Veja as tradições do verão português pouco comuns no Brasil
Relógios devem ser adiantados em uma hora.
Água doce: conheça cinco opções de praias fluvais em Portugal
Diário de Notícias
www.dn.pt