Veja as tradições do verão português pouco comuns no Brasil
Além dos famosos festivais que agitam o país de norte a sul entre junho e setembro, auto-caravanas, praias fluviais e “escapadelas” baratas para países vizinhos são comuns entre os portugueses
Texto: Nuno Tibiriçá
Na maioria dos países do mundo, verão é sinônimo de praia, festa e descanso. Em Portugal não é diferente, embora, por aqui, os meses de junho a agosto tenham atrações que no Brasil não são muito comuns entre os meses de dezembro e março. O DN Brasil separou algumas delas para você.
Festivais
Já falamos aqui sobre os famosos festivais de verão que tomam conta de Portugal durante a estação mais quente do ano. Este ano, o Primavera Sound e o Rock in Rio foram alguns dos festivais que já receberam dezenas de milhares de pessoas no mês de junho. Para julho e agosto, a agenda ainda é grande, com a realização de festivais como Super Bock Super Rock, Meo Sudoeste, Vodafone Paredes de Coura, entre outros.
Autocaravanas
É um conceito cada vez mais escolhido pelos viajantes que rodam o país. As autocaravanas proporcionam uma alternativa no mínimo diferente para férias em família ou com amigos. Entre os principais roteiros de autocaravanas em Portugal, uma viagem pela costa alentejana, chamada de Costa Vicentina ou pelo Norte do país, passando pelo Parque Nacional do Gerês, estão entre as opções favoritas dos viajantes. Na alta temporada (julho e agosto), o preço médio de aluguel das autocaravanas variam 175 a 225 euros por noite.
Praias fluviais
Não é como se fosse algo que não tenhamos acesso no Brasil, especialmente na região Norte e no interior de estados como Bahia e Minas Gerais. Mas a bem da verdade, Brasil combina mais com praia do que com rio. Em Portugal, no entanto, há uma grande tradição muito mais consolidada de praias fluviais - afinal a água é fria do mesmo jeito! As praias fluviais estão espalhadas pelas mais diversas regiões do país, sendo a do Lago Azul, em Ferreira do Zêzere, a de Fragas de São Simão, em Figueiró dos Vinhos e a da Barragem da Queimadela, em Fafe, algumas das opções.
Destinos próximos
Mesmo com uma grande oferta de atrações veranistas no território nacional, os portugueses também se beneficiam da localização do país para as chamadas "escapadelas" para fora de Portugal. Um dos destinos mais populares é a Andaluzia, no sul da Espanha, país que compartilha a Península Ibéria com Portugal. De Lisboa até Sevilha, por exemplo, são quatro horas e meia de carro, em roteiro que pode contar com uma passadinha pelas praias do Algarve em Portugal e depois com visitas em cidades como Ronda e Málaga na Espanha.
E viajar de avião, baratinho e para outro continente? Bem, para nós brasileiros isso parece algo de outro mundo, mas a proximidade de Portugal com Marrocos faz com que o país africano seja outro dos principais destinos dos que residem em Portugal no verão. Para se ter uma ideia, um vôo entre Lisboa e Marraquexe, uma das principais do Marrocos, tem duração de uma hora e meia. Se comprado com antecedência, é possível conseguir vôos de ida e volta por menos de €70.
nuno.tibirica@dn.pt