Bruno Amado e Carlota Carneiro, da ABF, ao lado de Luiz Felipe Rosa dos Santos, chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Lisboa.
Bruno Amado e Carlota Carneiro, da ABF, ao lado de Luiz Felipe Rosa dos Santos, chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Lisboa.Foto: Paulo Spranger

Franquias brasileiras participam de feira em Lisboa à procura de investidores

O Pavilhão Brasil reunirá oito insígnias em fase de expansão internacional. Evento continua até sábado, 18 de outubro, com entrada gratuita.
Publicado a

As marcas de franquias brasileiras continuam de olho no mercado português e europeu. A Expofranchise, maior feira do setor em Portugal, conta com o Pavilhão Brasil, dedicado exclusivamente a marcas brasileiras. O evento, promovido pela Associação Portuguesa de Franchising, começou nesta sexta-feira, 17 de outubro, e continua neste sábado, 18 de outubro, com entrada gratuita.

No Pavilhão Brasil, que conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Lisboa, estão oito marcas em fase de expansão internacional. “Portugal é um mercado muito atrativo e importante para as marcas brasileiras que querem expandir para o mercado europeu. Aqui é uma porta de entrada para os demais países”, disse ao DN Brasil Bruno Amado, gerente de projetos internacionais da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além da feira, a missão empresarial em Lisboa contou com workshops sobre internacionalização e visitas técnicas. Na visão de Bruno, a brasilidade é um diferencial. “No mercado europeu e português, especificamente, existe o apelo da tropicalidade e a simpatia por tudo que vem do Brasil. As empresas brasileiras têm que apostar nesse diferencial da brasilidade”, explica.

Uma dessas marcas em expansão é a Jah, franquia de açaí e doces gelados. Em dezembro, será inaugurada a primeira loja em Portugal, que será em Lisboa. “Vamos trazer a experiência do autoatendimento, em que o cliente tem a liberdade de escolher o pote que quiser, os produtos que desejar, complementar os toppings e pesar. A ideia de pesar é permitir um ticket médio menor, porque hoje as outras marcas têm um ticket médio, para esse tipo de produto, muito elevado”, destaca ao jornal o CEO Diego Dutra.

Diego Dutra, CEO da Jah, marca de açaís.
Diego Dutra, CEO da Jah, marca de açaís.Foto: Paulo Spranger

Embora o açaí não seja mais uma novidade em Portugal, o empresário acredita que, além do preço, a Jah trará outros diferenciais relacionados à saúde. “Nós temos açaí zero, iogurte natural e sorvetes de vários sabores, sem corantes, sem conservantes e sem gordura hidrogenada”, complementa. A primeira franquia em Lisboa é uma aposta de um empresário brasileiro que vive na capital portuguesa.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Outra marca em exposição é a New Shoes, uma lavanderia especializada em tênis. “Além de renovar os calçados, nós oferecemos um serviço voltado à sustentabilidade, com recuperação e aumento da vida útil dos sapatos”, explica o fundador Raphael Quadros.

Na falta de tanques em Portugal — mais comuns no Brasil —, a proposta é uma alternativa prática para manter os tênis brancos. Segundo o empresário, há também uma tendência, inclusive no Brasil, de não lavar roupas e calçados em casa. “Esse tipo de serviço doméstico está cada vez mais em desuso. Por isso o nosso produto é tão inovador — inclusive ganhamos o prêmio de franquia mais inovadora do Brasil no ano passado”, destaca. De olho no mercado europeu, Raphael planeja abrir em Portugal um centro de distribuição para toda a Europa.

Bruno exibe o "antes e depois" de um tênis.
Bruno exibe o "antes e depois" de um tênis.Foto: Paulo Spranger

De acordo com dados da Associação Portuguesa de Franchising, o número de marcas brasileiras com presença em Portugal por meio do modelo de franchising aumentou 68% nos últimos cinco anos. O total passou de 41 empresas em 2020 para 69 em 2024.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Bruno Amado e Carlota Carneiro, da ABF, ao lado de Luiz Felipe Rosa dos Santos, chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Lisboa.
Número de empresas brasileiras de franchising em Portugal aumenta 68% em cinco anos
Bruno Amado e Carlota Carneiro, da ABF, ao lado de Luiz Felipe Rosa dos Santos, chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Lisboa.
No país do vinho, empresária brasileira já tem três cervejarias
Diário de Notícias
www.dn.pt