Filmado no Brasil, longa tem coprodução portuguesa.
Filmado no Brasil, longa tem coprodução portuguesa. Divulgação

Filme brasileiro premiado em Cannes e Veneza chega aos cinemas portugueses no dia 21 de agosto

“Manas”, primeiro longa de Marianna Brennand, retrata os abusos enfrentados por meninas na Amazônia e tem coprodução portuguesa.
Publicado a

Depois de passar pelos festivais de Cannes e Veneza, o filme brasileiro Manas estreia no circuito comercial de Portugal no dia 21 de agosto. Dirigido por Marianna Brennand, o longa foi premiado na seção Giornate Degli Autori do Festival de Veneza com o Prêmio de Melhor Realização e recebeu também o troféu Women In Motion em Cannes.

O filme chega às salas de cinema portuguesas já com um prêmio conquistado também em Portugal. Exibido no FEST, em Espinho, no dia passado dia 24 de junho, o longa foi distinguido com o Prêmio do Público do festival no dia 30 daquele mês. Na ocasião, o produtor português Luís Galvão Teles foi o responsável por receber o prêmio.

Com produção brasileira e coprodução portuguesa da Fado Filmes, o drama acompanha Marcielle, uma menina de 13 anos que vive com a família na Ilha do Marajó, na Amazônia. Ao perceber que os sonhos que projetava na irmã mais velha escondem realidades violentas, ela passa a confrontar os abusos estruturais que cercam sua vida e a das mulheres da sua comunidade.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Manas é a primeira longa-metragem de ficção de Marianna Brennand e tem no elenco Jamilli Correa, Fátima Macedo e Rômulo Braga. A obra é resultado de dez anos de investigação da realizadora sobre abusos sexuais e exploração de meninas na região.

O filme estreou mundialmente em 2024 e obteve destaque pelo olhar sensível e contundente sobre as violências normalizadas no cotidiano de comunidades ribeirinhas, com destaque para o ponto de vista das protagonistas adolescentes. Ainda não foram divulgadas as salas e cidades portuguesas onde Manas estará em exibição.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Filmado no Brasil, longa tem coprodução portuguesa.
Marcelo Rubens Paiva: “Acho que o 'timing' de 'Ainda estou aqui' foi fruto do movimento bolsonarista”
Filmado no Brasil, longa tem coprodução portuguesa.
"O Cobrador de Fraque": nova produção luso-brasileira explora choque cultural e imigração em Lisboa
Diário de Notícias
www.dn.pt