Filme brasileiro "Eu te amo Renato" é exibido com presença do diretor e pipoca gratuita em Lisboa

Filme brasileiro "Eu te amo Renato" é exibido com presença do diretor e pipoca gratuita em Lisboa

A sessão começa às 19h30 e contará com a presença do diretor, que participará de uma conversa com o público após a exibição.
Publicado a

O Instituto Kreatori, situado na região da Estrela, em Lisboa, receberá no dia 18 de janeiro, uma exibição especial do filme “Eu te amo Renato”, com entrada gratuita. O longa-metragem, dirigido pelo cineasta brasileiro Fabiano Cafure e que homenageia Renato Russo, é a primeira produção LGBTQIAP+ em língua portuguesa feita exclusivamente para a internet e acumula mais de 20 milhões de visualizações desde seu lançamento, em 2013. A sessão começa às 19h30 e contará com a presença do diretor, que participará de uma conversa com o público após a exibição.

“Onze depois, a produção continua encantando o público ao explorar as descobertas do amor, conflitos e as perdas. Todo mês tenho uma média de 30 mil visualizações no filme, que está disponível no canal O Cubo”, destaca o diretor Fabiano Cafure, que é saudoso ao lembrar da produção. “Fizemos tudo sem patrocínio (...) me juntei a um time de pessoas dispostas a fazer um filme. Nenhum de nós havia feito um antes. E assim, com a câmera na mão e o roteiro pronto, partimos para Valença para contar esta história de amor que até hoje nos enche de orgulho. Minha família ajudou recebendo e alimentando toda nossa equipe”, lembra o diretor, que hoje já tem mais de 30 filmes no currículo.

Lançado há mais de uma década, “Eu te amo, Renato” presta homenagem ao vocalista da Legião Urbana e um dos grandes nomes do rock brasileiro de todos os tempos. Ambientado na cidade de Valença (RJ), durante os anos 1990, a trama narra a história de amor entre três adolescentes: Beto, André e Adriana. A produção conta com uma trilha sonora marcante e nostálgica, que inclui músicas da Legião Urbana. A obra explora temas como amor, perdas e a complexidade das relações humanas e retrata as nuances das descobertas juvenis em um contexto analógico do final do último século.

Produzido com um orçamento de apenas R$ 35 mil e sem cachê para os atores, segundo o próprio Cafure, o longa é um marco no cinema digital brasileiro. Além de viralizar online, a película conquistou reconhecimento em festivais, incluindo uma Menção Honrosa no Rio Festival Gay de Cinema, em 2013. O formato escolhido para lançar o filme foi pensado de forma a democratizar a visualização do longa. 

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

“Queríamos alcançar o maior número de pessoas possível. Como estava em minha estreia, sabia que poderia ter dificuldades em acessar as grandes distribuidoras. Então, decidi criar os meus próprios canais de distribuição e, assim, o primeiro longa-metragem brasileiro produzido exclusivamente para distribuição na web”, pontua o diretor que viu o filme ser licenciado via Creative Commons, com distribuição livre, além do canal O Cubo.

O sucesso de “Eu te amo Renato” fez com que o roteiro fosse desdobrado em outros formatos, como a série “Todo o Tempo do Mundo”, lançada em 2016, que conta com 12 episódios e, premiada no Brasil, já teve mais de 1 milhão de visualizações. De momento em Lisboa, o diretor afirma que está desenvolvendo uma peça de teatro baseada no filme, prevista para estrear no segundo semestre de 2025 em cidades do Brasil e de Portugal. A ideia é que, posteriormente, a produção siga para os demais países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Exibição de “Eu te amo Renato” em Lisboa

Quando? Sábado (18), das 19h30 às 22h00 - bate-papo com o diretor Fabiano Cafure após a exibição

Onde? No Instituto Kreatori (Rua Domingos Sequeira, 13B, Estrela, Lisboa)

Preço: entrada gratuita - e com pipoca grátis!

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Filme brasileiro "Eu te amo Renato" é exibido com presença do diretor e pipoca gratuita em Lisboa
Em pré-estreia concorrida em Lisboa, brasileiros celebram sucesso de "Ainda Estou Aqui"
Filme brasileiro "Eu te amo Renato" é exibido com presença do diretor e pipoca gratuita em Lisboa
Zé Renato recebe artistas portugueses em novo projeto que estreia em Lisboa
Diário de Notícias
www.dn.pt