Escritoras e escritores do Brasil são destaques na feira do livro de Lisboa
De autoras renomadas do momento a iniciantes, a Feira do Livro de Lisboa se destaca pela grande presença de brasileiras e brasileiros. O evento literário começa nesta quarta-feira (04) e segue até o dia 22, com uma agenda repleta de sotaques e escritas no português do Brasil.
A programação terá tanto nomes que vem do outro lado do oceano especialmente para o evento, como Carla Madeira e Mariana Salomão Carrara, mas também será palco para brasileiras e brasileiros que vivem em Portugal. A agenda inclui diversas rodas de conversa, lançamentos, sessões de autógrafos e debates.
Já no segundo dia da feira, a mesa "Mulheres com voz: Brasil e Portugal" é um dos destaques, mediada pela colunista do DN Brasil Cristina Fontenele. A cronista vai conversar com as autoras Vanessa Passos, Cibele Laurentino e Carolina Fulcher sobre "a crescente conexão de vozes femininas na literatura contemporânea no Brasil e em Portugal". Será às 17:00, na Praça Roxa, com promoção da distribuidora brasileira Saudade.
No mesmo dia, o escritor e cantor Luca Argel apresentação o livro Meigo energúmeno: notas para uma leitura antimachista de Vinicius de Moraes, publicado pela Urutau. O DN Brasil já entrevistou o brasileiro sobre a obra (assista aqui). Será às 19:00 na Praça Roxa e, às 20:30, haverá sessão de autógrafos.
Outro lançamento de um brasileiro que vive em Portugal é o livro The Club, escrito pelo empresário Luciano Menezes, CEO do World Trade Center. A sessão de autógrafos será às 16:30 do dia 08 de junho, com livro publicado pela Gato Bravo. Antes, o autor participa, na Praça Verde, da mesa "Estratégias de Internacionalização de PMEs". Luciano também já foi entrevistado pelo DN Brasil sobre negócios (assista aqui).
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
No mesmo dia, às 18:30, a brasileira Júlia Jalbut, que vive em Portugal, vai realizar uma sessão de autógrafos do livro Uma casa que não pode cair: encontrando calma e coragem diante do sofrimento de quem amamos.
No dia 10 de junho, o jornalista e escritor Álvaro Filho, que também vive em Lisboa, participa da conversa "Da prosa e outros problemas, encontro e desencontro", seguida de sessão de autógrafos do livro O Mau Selvagem, publicado pela editora Urutau. O DN Brasil já entrevistou o imigrante sobre a obra, que contém uma forte crítica social à xenofobia vivida por brasileiros em Portugal.
No dia seguinte, às 18:00, a poesia estará em destaque na conversa "Poetas da voz e do corpo", com Carolina Amaral, Hellington Vieira e Tatiana Cobbett. Logo depois, às 19:30, Tatiana Cobbett assina autógrafos no livro Travesseiros, publicado pela editora Urutau.
Direto do Brasil, vão estar três grandes nomes da literatura brasileira atual. Mariana Salomão Carrara, autora de A Chave de Casa e Jeferson Tenório (O Avesso da Pele, Estrela sem Deus), vão estar no evento pela Penguim Random House. Já a Infinito Particular vai trazer Carla Madeira, autora de Tudo é Rio e A Natureza da Mordida.
amanda.lima@dn.pt