Escritora brasileira Aline Bei apresenta suas obras em três cidades portuguesas
Paulistana faz sessões de apresentação dos livros "O Peso do Pássaro Morto" e "Pequena Coreografia do Adeus" e também participa do Festival Utopia em Braga.
Texto: Nuno Tibiriçá
A escritora paulistana Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018, estará em Portugal nesta semana para participar do festival literário Utopia, realizado em Braga. Além da presença no festival, no qual participa de conversa neste domingo (17), a escritora ainda promove, em sua estadia no país, sessões de lançamento de suas duas obras em três cidades portuguesas.
No âmbito do Festival Utopia, Aline Bei participa da mesa de debate "Um quarto só nosso", na qual três escritoras discutirão suas vidas e obras e o papel das mulheres na escrita contemporânea. Bei terá a companhia da cronista portuguesa Madalena Sá Fernandes e da também lusa, a romancista Maria Francisca Gama.
A conversa será moderada pelo jornalista e gestor cultural brasileiro Afonso Borges e terá lugar no Auditório Espaço Vita, situado no centro da cidade. A sessão tem o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, um dos parceiros do festival.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Depois da participação no Utopia, Aline Bei promoverá três sessões de lançamento de suas duas obras "O Peso do Pássaro Morto" e "Pequena Coreografia do Adeus". No dia 20 de novembro, a sessão será na Fnac do Norteshopping no Porto, às 18h30, mesmo horário no qual decorre a sessão do dia 21 na Fnac Colombo, em Lisboa. Ela ainda tem uma sessão de lançamento marcada em Cascais no dia 22, na Livraria Indie, às 18h45.
Aline Bei começou a aparecer no cenário literário de Brasil e Portugal após o lançamento de seu primeiro romance, "O Peso do Pássaro Morto", lançado pela editora Nós em 2017. No ano seguinte, foi agraciada com o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Romance de Autor com Menos de 40 anos.
Em Portugal, o livro ganhou reconhecimento e foi lançado pelo Editora Particular, assim como "Pequena Coreografia do Adeus", que chegou ao mercado no Brasil em 2021. Ambas as obras se tornaram best-sellers, sendo que a primeira teve mais de 35 mil exemplares vendidos. A autora também ficou conhecida pela forte presença nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde formou uma rede de fãs.
nuno.tibirica@dn.pt