Nova unidade já está em funcionamento.
Nova unidade já está em funcionamento.Foto: Reinaldo Rodrigues

Consulado do Brasil em Lisboa emite orientações aos brasileiros sobre a nova polícia de estrangeiros

Representação brasileira recomenda que o imigrante esteja sempre com documento de identificação e cópias ou originais
Publicado a

Um documento com orientações aos brasileiros que vivem em Portugal foi emitido pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa nesta segunda-feira, 25 de agosto, sobre como agir diante da nova Unidade de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da Polícia de Segurança Pública (PSP). A publicação traz uma série de recomendações aos imigrantes, destacando a importância de portar sempre o documento de identificação ao circular pelas ruas e orientações sobre como proceder em caso de detenção.

Ao DN Brasil, o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, embaixador Alessandro Candeas, explica que o consulado está à disposição da comunidade brasileira. "Nosso objetivo é prestar as informações e orientações necessárias à comunidade brasileira, e assegurar que o Consulado do Brasil está à disposição", diz ao jornal.

Entre as orientações, estão:

- Portar sempre documento de identificação válido em seus deslocamentos em vias públicas;

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

- Portar sempre cópia ou fotografia dos originais de documentos que comprovem sua ligação com Portugal, como autorização de residência, comprovante de manifestação de interesse, extratos de descontos e pagamentos à Seguridade Social, decisão judicial para agendamento de atendimento na AIMA, contratos de trabalho, recibos verdes, etc;

- Em caso de abordagem, colaborar sempre com as autoridades portuguesas, que são obrigadas por lei a se identificar;

- Em caso de detenção, após a instauração de processo de afastamento coercitivo junto à AIMA ou UNEF, o imigrante brasileiro tem direito de apresentar provas de sua vinculação cotidiana com Portugal, bem como de contestar judicialmente a detenção. Para tanto, caso necessário, pode solicitar a nomeação de advogado público e eventual dispensa de custas junto do Serviço Social ou da Loja do Cidadão mais próxima de sua residência.

Ainda de acordo com o consulado, a repartiação está à disposição dos cidadãos para ajudar. "Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, escreva para cg.lisboa@itamaraty.gov.br relatando o ocorrido e fornecendo todos os detalhes do caso. Um agente consular entrará em contato para oferecer as orientações cabíveis", explicam.

"Imigrantes não precisam ter medo"

Em entrevista ao DN / DN Brasil, o diretor nacional adjunto João Ribeiro disse que não é preciso ter medo da UNEF. “Os imigrantes não precisam ter medo dessa nova unidade, pelo contrário. A estratégia que nós temos foca-se aqui, fundamentalmente, em pilares essenciais, naquilo que é a lei e seguir a lógica. Fomos e somos um país de emigrantes, portanto, fomos bem acolhidos, bem recebidos, bem integrados, e a lógica tem de ser precisamente a mesma”, explica.

O DN Brasil elaborou também um guia explicativo sobre a nova unidade. Confira aqui.

Veja abaixo a publicação oficial do consulado.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Nova unidade já está em funcionamento.
Como será a nova unidade de fiscalização de imigrantes em Portugal?
Nova unidade já está em funcionamento.
Governo prevê investir 90 milhões de euros na nova unidade de controlo de imigrantes
Diário de Notícias
www.dn.pt