Conheça o plano gratuito de vacinação de Portugal
DR

Conheça o plano gratuito de vacinação de Portugal

No caso de brasileiros com vacinas anteriores, basta apresentar o cartão de vacinação do Brasil para que o registro seja feito no sistema português.
Publicado a

Assim como o SUS brasileiro, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal disponibiliza vacinas de forma gratuita, para todos os cidadãos. Os imunizantes que fazem parte do plano de vacinação do país são recomendados ao longo da vida de uma pessoa.

Todas as vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Vacinação (PNV) podem ser administradas nos centros de saúde. Para isso, o cidadão precisa ter o seu número de utente do SNS. No caso de brasileiros com vacinas anteriores, basta apresentar o cartão de vacinação do Brasil para que o registro seja feito no sistema português.

Calendário do programa de vacinação de Portugal

  • Logo após o nascimento: 1ª dose da vacina contra a hepatite B (VHB).

  • Aos 2 meses de idade: vacina hexavalente DTPaHibVIPVHB, 1ª dose da vacina conjugada contra infeções por Streptococcus pneumoniae de 13 serotipos (Pn13), 1ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 1).

  • Aos 4 meses de idade: vacina pentavalente DTPaHibVIP, 2ª dose de Pn13, 2ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 2).

  • Aos 6 meses de idade: 3ª dose de DTPa, Hib, VIP e VHB (vacina hexavalente DTPaHibVIPVHB).

  • Aos 12 meses de idade: 3ª dose da Pn13, 3ª dose da vacina contra Neisseria meningitidis B (MenB 3), vacina contra a doença invasiva por Neisseria meningitidis C – MenC (dose única), 1ª dose da vacina contra o sarampo, parotidite epidémica e rubéola (VASPR).

  • Aos 18 meses de idade: vacina pentavalente DTPaHibVIP, 1º reforço de DTPa (4ª dose) e de VIP (4ª dose), único reforço de Hib (4ª dose).

  • Aos 5 anos de idade: 2ª reforço (5ª dose) de DTPa e de VIP – vacina tetravalente DTPaVIP, 2ª dose de VASPR.

  • Aos 10 anos de idade: reforço da vacina contra o tétano e difteria (Td), 2 doses da vacina (com intervalos de 6 meses) contra infeções pelo vírus do Papiloma humano de 9 genótipos (HPV9).

  • Durante toda a vida: reforços das vacinas contra o tétano e difteria (Td) em doses reduzidas aos 25, 45, 65 anos de idade e, posteriormente, de 10 em 10 anos.

Grávidas:

  • em cada gravidez, dose única da vacina contra tétano, difteria e tosse convulsa (Tdpa), em doses reduzidas.

Grupos com fatores de risco tomam ainda, após análise e recomendação dos profissionais de saúde:

  • vacina contra a tuberculose (BCG)

  • vacina contra infeções por Streptococcus pneumoniae de 23 serotipos (Pneumo23)

  • vacina contra doença invasiva por Neisseria meningitidis dos grupos ACWY

  • vacina contra hepatite A, quando expressamente referidas e recomendadas

Vacina BCG

A vacina BCG não faz parte do plano português, mas bebês de famílias brasileiras têm direito à imunização gratuita pelo SNS. Eles atendem ao critério "elegível para BCG de acordo com a Norma 06/2016".

Segundo a Direção-Geral de Saúde, a recomendação é de que o bebê seja vacinado ainda no hospital. O bebê que tiver alta sem ser vacinado deve receber a indicação de que é elegível no documento de nascimento ou no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, caderneta que é entregue aos pais logo após a primeira avaliação do recém-nascido pela pediatria. Com os documentos em mãos, a família deve comunicar ao centro de saúde em que está inscrita e esperar a data para a vacinação.

Vacinas fora do PNV

Algumas vacinas não fazem parte do programa nacional, mas são recomendadas pelos profissionais de saúde, principalmente para as crianças. Nestes casos, vai ser preciso receita médica para a compra dos imunizantes nas farmácias. Em seguida, basta ir ao centro de saúde para a aplicação.

  • Vacina contra a meningite os grupos ACWY, feita até os 12 meses. Cada dose custa entre 45 e 60 euros.

  • Vacina contra o rotavítus, feita a partir das seis semanas de vida do bebê, em duas ou três doses. Cada uma custa entre 50 e 60 euros.

  • Vacina contra a hepatite A, duas doses a partir dos 12 meses, com preço em torno de 20 euros por dose.

  • Vacina contra a varicela (catapora), não é tão consensual entre os profissionais de saúde em Portugal, mas pode ser recomendada a adolescentes que nunca tiveram a doença. Cada dose custa de 40 a 50 euros.

Vacina contra a gripe e Covid

Todos os anos, as autoridades de saúde fazem campanhas de vacinação contra a gripe, com foco em grupos de risco para a doença. Geralmente, idosos e pessoas com alguma doença crônica. O mesmo acontece com a vacina contra a Covid, desde a pandemia.

Nestes casos, quem se enquadra no público alvo têm direito à imunização gratuita nos centros de saúde e nas farmácias. Quem optar por comprar a dose, o preço fica entre 8 e 9 euros, dependendo da marca.

caroline.ribeiro@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Conheça o plano gratuito de vacinação de Portugal
Declaração do IRS: o que é, como fazer, datas e dicas para imigrantes (com vídeo)
Conheça o plano gratuito de vacinação de Portugal
Baixa ou atestado? O que significa cada documento para trabalhadores que adoecem em Portugal
Diário de Notícias
www.dn.pt