Leandro Nunes, que vive em Marselha, veio para Lisboa neste final de semana especialmente para participar do Coala.
Leandro Nunes, que vive em Marselha, veio para Lisboa neste final de semana especialmente para participar do Coala.Foto: Reinaldo Rodrigues

Coala em Portugal: um festival para os brasileiros chamarem de seu

É o segundo ano em que o evento brasileiro ocorre em Portugal e já se consolida na agenda dos festivais de verão do país.
Publicado a

Bandeiras do Brasil, camisetas temáticas com frases como "latina", "brazilian energy", muito verde e amarelo e músicas em português com vários sotaques: este é o ambiente do Coala festival, que ocorre este fim de semana em Cascais.

Com a segunda edição consecutiva no país, o evento se consolida no calendário dos tradicionais festivais de verão de Portugal. Com artistas de renome e emergentes da música em língua portuguesa, a edição deste ano conta com nomes como Ney Matogrosso, Criolo e Liniker.

O Coala trouxe não só brasileiros de várias regiões de Portugal, mas também de outras partes da Europa. Stephanie Magalhães veio de Milão, Itália, para ver Liniker. Com amigos em Lisboa, a data para a viagem foi escolhida a dedo: para participar do festival brasileiro em terras portuguesas.

Leandro Nunes, que vive em Marselha, também veio para Lisboa neste final de semana especialmente para participar do Coala. Acompanhado dos amigos Marcelo Costa e Milton Rocha, que vivem no país, o trio levou uma bandeira brasileira para a festa.

"Eventos assim são muito importantes para a nossa representatividade, já que vivemos em Portugal, trabalhamos e ajudamos muito no desenvolvimento e crescimento do país", analisa Marcelo. Amigos há 20 anos, eles compraram ingressos para os dois dias. No sábado, Liniker era a artista que mais queriam ver, enquanto neste domingo é Ney Matogrosso.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O Brasil em Portugal

Os shows de brasileiros em Portugal também são uma oportunidade de conhecer artistas que no Brasil estavam distantes. Esta é a opinião da gaúcha Verônica Silveira, natural de Caxias do Sul.

"É incrível ver estes grandes artistas aqui, tão perto. No Brasil nem sempre temos a oportunidade, porque os shows geralmente são nas capitais", analisa Verônica, que mora em Portugal há dois anos com a esposa Fernanda Souza. Para a brasileira, festivais como o Coala são também uma oportunidade de matar a saudade de casa, "ao ouvir a nossa música", além de conhecer artistas de Portugal e África.

Casal mora em Portugal há dois anos e participam do festival pela segunda vez.
Casal mora em Portugal há dois anos e participam do festival pela segunda vez.Foto: Reinaldo Rodrigues

O festival ocorre nos mesmos moldes dos demais eventos no país, com bebidas, distribuição de brindes e comidas. A praça de alimentação tinha de tudo: pizza, hambúrguer, cachorro quente, bifanas. Mas a maior fila era a do pastel frito na hora e o do caldo de cana - bem gelado, para ajudar a afastar o calor de 30 graus.

Apesar ainda não ser oficialmente verão, o Coala já deu o ponta pé inicial na temporada de música ao ar livre no país. "Em Portugal, o festival assume-se como um ponto de encontro entre as sonoridades do Brasil, de Portugal e das comunidades afro-lusófonas, promovendo um intercâmbio cultural e artístico que reflete a identidade musical partilhada por estes países", destaca o comunicado da festa.

E o Coala não é o único com alma brasileira em terras portuguesas. Em julho, será a vez do Mimo Festival, em Amarante, no norte de Portugal. Promovido pela brasileira Lú Araújo, o festival se difere ainda por ser totalmente gratuito e por ocupar toda a cidade, com atividades artísticas e mensagem de resistência em prol da cultura brasileira e da lusofonia.

Confira os registros do fotojornalista Reinaldo Rodrigues.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção semanal e um site do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Leandro Nunes, que vive em Marselha, veio para Lisboa neste final de semana especialmente para participar do Coala.
Mimo: festival brasileiro no norte de Portugal anuncia atrações
Leandro Nunes, que vive em Marselha, veio para Lisboa neste final de semana especialmente para participar do Coala.
Paulo Miklos é uma das atrações confirmadas para o Bossa Market, no Estoril
Diário de Notícias
www.dn.pt