Casal brasileiro traz projeto de conscientização sobre autismo a Portugal com palestras gratuitas
Sensibilizar adultos, crianças, famílias, educadores, a sociedade em geral em Portugal para questões relacionadas ao autismo é a missão da Causa Nobre. A empresa de impacto social é fundada pelos gaúchos Igor Bueno e Ana Carolina Rodrigues, que cumprem uma agenda de trabalhos no país.
O casal está realizando palestras sobre o transtorno do espectro autista (TEA) de forma gratuita, como parte do projeto Diário Azul. "Primeiro, é para mostrar que as pessoas com autismo estão em todos os ambientes e que é preciso que nós entendamos minimamente sobre o assunto para poder entregar o acolhimento necessário a elas", diz Igor Bueno ao DN Brasil.
O casal já era envolvidos com causas sociais antes de fundar a empresa. Com a Causa Nobre, decidiram se dedicar à ações de educação, inclusão e desenvolvimento humano. O autismo surgiu por acaso como missão para os brasileiros. "Começamos a ver muitos amigos e conhecidos que viviam a realidade do autismo. A partir daí, começamos a olhar para essa causa também e criamos o nosso livro, que é o Diário Azul, que hoje já está na quarta edição. Já são sete anos de projeto, milhares de livros espalhados pelo Brasil e em Portugal, porque é a terceira vez que nós viemos pra cá", explica o gaúcho.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O Diário Azul conta as histórias de pessoas com autismo. Durante a estadia em Portugal, Igor e Ana Carolina vão recolher depoimentos para uma nova edição, além de produzir um documentário com os relatos no país.
A dupla trabalha em parceria com diversos profissionais que atuam em questões ligadas ao autismo, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas, além de terem, os dois, buscado qualificações específicas. Formados em comunicação, Igor e Ana Carolina são, atualmente, graduandos em pedagogia e possuem pós-graduações em TEA, em atendimento educacional especializado e em ABA, um conjunto de princípios que embasam muitas das terapias direcionadas a pessoas com autismo.
Até o mês de junho, período em que vai retornar para o Rio Grande do Sul, o casal espera encontrar mais oportunidades em Portugal para realizar as palestras, que podem ser adaptadas para qualquer local. "Se formos em uma escola, vamos sensibilizar para a necessidade de se entender as características de um aluno com autismo, de entender boas práticas para poder manejar esses alunos, para que eles sejam realmente incluídos e participem dos processos de aprendizagem. Se for em uma empresa, eu preciso entender sobre autismo para dar um bom acolhimento aos meus clientes, que vão chegar ali com determinadas demandas", destaca.
De acordo com Igor, a sensibilidade é importante. "Se for num ambiente público, numa igreja, numa associação, vamos precisar entender sobre autismo para poder fazer entregas específicas. Então, a sensibilização é isso. A gente traz, ao mesmo tempo, informação técnica, mas também conscientização sobre empatia, porque no final das contas, tudo se resume a isso", explica Igor.
Para solicitar uma palestra à Causa Nobre, os contatos podem ser feitos pelo número +351 931412004 (Portugal), pelo e-mail contato@causanobre.com.br e pelo perfil da empresa no Instagram.
caroline.ribeiro@dn.pt