Casa do Comum em Lisboa exibe 21 filmes sobre o Pantanal com entrada livre
A exposição Água Pantanal Fogo em Lisboa traz outras atividades de reflexão sobre o clima e o Pantanal. Nesta semana, inicia a exibição de 21 filmes com a temática e entrada livre ao público. Intitulada de Cine Tuiuiú – O Cinema do Pantanal, O Nosso Mundo, a mostra começa no dia nesta quarta-feira (30), com o filme O Lugar Mais Seguro do Mundo, de Aline Lata e Helena Wolfenson.
As sessões são gratuitas e ocorrem sempre às quartas-feiras, às 19h. Na lista de filmes, estão Sinfonia da Sobrevivência, grande vencedor da 48ª Mostra de São Paulo, e Minha Mãe é uma Vaca, que integra a programação do Festival de Veneza. Estará em cartaz também o clássico filme Brava Gente Brasileira, de 2000.
Outros longas e média-metragens serão exibidos em maio (dias 7, 14, 21 e 28), junho (4,11, 18 e 25) e 2 de julho, quando será exibido o documentário Ruivaldo, O Homem Que Salvou A Terra, de Jorge Bodansky, que deu origem à iniciativa Documenta Pantanal. A curadoria do Cine Tuiuiú – O Cinema do Pantanal, O Nosso Mundo é de Miguel Ribeiro e Mônica Guimarães, coordenadora do Documenta Pantanal.
O diretor da Casa do Comum, Miguel Ribeiro, destaca a importância da causa climática. “Os desafios vividos neste território são desafios presentes em tantos outros contextos mundiais e, por isso, convocamos também filmes produzidos noutros lugares e que intuem que defender o Pantanal é defender o nosso mundo globalmente ameaçado pelas emergências climática”, explica. A lista completa dos filmes pode ser conferida aqui.
A Casa do Comum fica Rua da Rosa 285, no bairro Alto, em Lisboa. Já a exposição Água Pantanal Fogo segue aberta até o dia 6 de julho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Mais informações e bilhetes aqui.
amanda.lima@dn.pt