Brasileiros já ingressaram com mais de 1.700 pedidos de reconhecimento de diploma neste ano
Em 2025, cidadãs e cidadãos do Brasil ingressaram com 1.758 pedidos de equivalência de diplomas universitários. A média de nove solicitações por dia. Os dados foram recentemente atualizados pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), o que não ocorria desde 2023.
Entre estrangeiros, a nacionalidade brasileira é que mais faz pedidos de reconhecimento. Mais de 60% das solicitações são realizadas por mulheres, com média de 40 anos.
O curso de Medicina está no topo do ranking, com 193 registros até agora. Em segundo lugar está o curso de Psicologia, com 190 solicitações e Direito, para fechar o top três, com 93 solicitações.
Além destes cursos, estão entre os 10 mais buscados: Gestão e Administração, Biologia, Esporte, Saúde (sem especificar a profissão), terapia e reabilitação e Odontologia. Em todos estes cursos há um aumento crescente nos pedidos desde 2019, que é o ano mais antigo com dados disponíveis.
Um relatório recente indica ter um diploma validado em Portugal aumentam as chances de estar trabalhando na área de formação no país. "Analisando a totalidade da pesquisa, observa-se uma forte relação entre a revalidação de diplomas e a inserção profissional na área de formação", consta no relatório. Mais de 56% das pessoas ouvidas não conseguiu revalidar o diploma em Portugal.
Destas, 50% não trabalham na área de formação. Já entre as que conseguiram a validação, 66% estão atuando na área em que estudou. "Esses números revelam que a revalidação do diploma aumenta significativamente as chances de inserção profissional qualificada. A taxa de sucesso na área de formação é mais alta entre quem regularizou sua titulação, enquanto aqueles que não revalidaram enfrentam maior probabilidade de atuar em ocupações distintas de sua formação original".
É recomendado que sejam criadas políticas públicas "voltadas à redução dos custos e da burocracia, ampliação de acordos de reconhecimento automático entre instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras".
No total, já foram ingressados 4.030 pedidos de equivalência neste ano, número que corresponde a pouco mais de metade de 2024, quando foram registradas 8.567 solicitações.
amanda.lima@dn.pt