Brasileiro transforma Açaí Concept em sucesso em Portugal e gera emprego para comunidade imigrante
Em dezembro de 2023, o alagoano Pedro Silvestre chegou a Portugal com uma missão: assumir a operação local da marca Açaí Concept, que na época contava com quatro lojas em todo o país. Um dos responsáveis pela expansão da empresa, o alagoano cerca de um ano e meio depois já ajudou com que mais 16 lojas fossem abertas - sendo que outras seis estão em construção.
A maioria fica no norte do país "Quando cheguei, minha ideia era ir para Lisboa, mas vi que o norte tinha um potencial enorme. Foi ali que apostamos, e deu certo", conta em entrevista ao DN Brasil.
A trajetória de Pedro com a marca começou há uma década, quando ainda estava no Brasil. Passou por cargos de gestão operacional e, em 2021, tornou-se master franqueado no Equador. Uma experiência traumática, no entanto, o fez reconsiderar seus planos: "Fui sequestrado junto com minha esposa. Buscava segurança, e de repente Portugal surgiu como uma oportunidade".
Ele afirma que a decisão de se mudar para o país foi quase um chamado: "Parecia que Deus estava me dizendo: 'Vem pra Portugal'", conta o alagoano, que já havia passado pelo país apenas para visitar há quase 20 anos.
Ao assumir a operação portuguesa ao lado dos outros sócios (Lucas Ferronato, Adilson Marcon e William Simões), Pedro reformulou o conceito das lojas. O objetivo era claro: oferecer não só açaí, mas outras tantas especialidades da cozinha brasileira. "Hoje, somos o Açaí Concepts Café. Quem entra encontra desde brigadeiro até pastel e caldo de cana. Quisemos criar um pedacinho do Brasil aqui", explica. A estratégia funcionou - e surpreendeu. "Achei que meu público principal seria brasileiros, mas 90% dos clientes são portugueses", revela.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A expansão acelerada não só consolidou a marca no mercado português como abriu portas para a Europa. Recentemente, Pedro fechou uma parceria para levar o Açaí Concept à Espanha, com a meta de abrir 250 lojas em cinco anos. "Portugal foi a porta de entrada. O sucesso aqui mostrou que o modelo funciona", diz o alagoano, que entende que a culinária brasileira tem tudo que precisa para chegar a outros pontos da Europa.
O projeto inicial do Açaí Concept, diga-se, tem um toque europeu: a marca foi criada justamente por um português, Miguel Teixeira, que desenvolveu o negócio no Brasil, onde se apaixonou pelo produto, antes de retornar ao Porto.
Para Pedro, por trás do crescimento, há também um impacto social. A maioria dos funcionários das lojas é brasileira, algo que faz com que o alagoano ajude a gerar emprego para a comunidade imigrante residente por aqui. "Temos cerca de quatro a cinco funcionários por unidade e a esmagadora maioria é composta por brasileiros. É muito gratificante ajudar quem vem reconstruir a vida aqui, como foi o meu caso. Fora que nunca imaginava, quando vim para cá, que poderia ajudar tanta gente que também quisessem mudar para outro país", afirma o alagoano, que entende o acolhimento que teve em Portugal como fundamental para seu sucesso. "Me senti em casa desde o primeiro dia. Vi oportunidades, não dificuldades".
Com planos de chegar a 80 lojas em Portugal até 2028, Pedro enxerga o país como um terreno fértil para negócios brasileiros. “O mercado está aberto, e os portugueses consomem muito o que a gente oferece”, pontua. “Gosto muito do que faço e especialmente por ser em Portugal. Se puder ajudar outros brasileiros nessa jornada, isso é o que me deixa mais feliz”, finaliza.
nuno.tibirica@dn.pt