BaianaSystem será uma das atrações do Festival Pé na Terra, no Algarve
O Festival Pé na Terra, no Algarve, mudará de endereço em sua 13ª edição, mas não de identidade: realizado na Ilha da Fuseta por 12 anos, o evento este ano ocorre na Praia do Ancão, em Almancil, trazendo a diversidade musical da lusofonia pela qual é conhecido. Entre os destaques da programação deste ano está uma das mais conceituadas bandas da música brasileira: o BaianaSystem, banda que reinventou o uso da guitarra baiana. O festival ocorre entre os dias 12 e 14 de setembro.
Criado em 2009, o BaianaSystem mistura influências do sound system jamaicano com ritmos brasileiros, resultando em um som que transita entre o afrobeat, o dub e o pagodão baiano. A banda já se apresentou em festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e Roskilde e conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa, em 2019, com O Futuro Não Demora.
Outro nome brasileiro no festival é o Trio Macaíba, referência do forró pé de serra, que há mais de duas décadas difunde o ritmo tradicional nordestino na Europa. O trio já colaborou com artistas como Hermeto Pascoal, Dominguinhos e Anastácia, e promete trazer ao público a essência do forró em sua apresentação.
A programação inclui ainda um tributo à banda guineense Super Mama Djombo, conduzido pelos músicos Manecas Costa, Karyna Gomes e Micas Cabral, além da presença do Fado Bicha, duo que reinventa o fado com uma abordagem contemporânea. A cantora Ana Lua Caiano, que combina elementos da música eletrônica com a tradição portuguesa, também está confirmada.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Além dos shows, o festival oferece mais de 40 workshops de danças tradicionais, incluindo brasileiras, como samba, forró e maracatu e outras de matriz africana, como o kizomba e funaná. O recinto do festival também dispõe de um espaço dedicado ao público infantil, com atividades educativas e um berçário equipado.
Vale destacar que o percussionista Japa System, antigo membro da banda, vive atualmente em Lisboa. No ano passado, o artista concedeu entrevista ao DN Brasil.
O Festival Pé na Terra é produzido pela Fertilenredo, em parceria com a Associação Recreativa Almancilense e o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Almancil. Os ingressos para o festival já estão disponíveis para venda com entradas que variam entre os €25 e os €100 e podem ser adquiridos neste link.
nuno.tibirica@dn.pt