Companhia inicia turnê no dia 14 de março.
Companhia inicia turnê no dia 14 de março.Fernando Barkidom

Após 43 anos, Balé Teatro Guaíra retorna a Portugal para apresentações em cinco cidades

Os espetáculos incluem duas coreografias contemporâneas, V.I.C.A., de Liliane de Grammont, e Castelo, de Alessandro Sousa Pereira; turnê começa no dia 14 de março em Leiria.
Publicado a

Será nesta sexta-feira (14), que o Balé Teatro Guaíra (BTG), uma das companhias mais conhecidas do Brasil, fará o seu retorno aos palcos portugueses após 43 anos. Através de uma parceria entre o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), a Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra e o Arte Institute, o grupo chega ao país para apresentações em cinco cidades até o dia 22 de março.

No repertório das apresentações, duas coreografias que traduzem inquietações contemporâneas: V.I.C.A., de Liliane de Grammont, e Castelo, de Alessandro Sousa Pereira.

No dia 14, a apresentação de reestreia da companhia no país será em Leiria, onde o grupo performa no Teatro Miguel Franco, às 21h. No dia seguinte, o espetáculo será em Lisboa, no Teatro Camões, às 18h30. Seguem-se apresentações em Loulé (Cineteatro Louletano, 19h), no dia 18, Torres Vedras (Teatro-Cine de Torres Vedras, 21h30), no dia 21 e Torres Novas (Teatro Virgínia, 21h30), no dia 22.

Criada em 2022, V.I.C.A. reflete sobre um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, conceitos que inspiram a sigla que dá nome à obra. O espetáculo marcou o retorno do BTG aos palcos após a pandemia e é pautado pela coletividade e pela energia da dança contemporânea. Já Castelo explora as defesas emocionais em tempos instáveis, abordando a dualidade entre proteção e aprisionamento em meio às incertezas do presente.

A turnê marca não apenas o retorno da companhia ao país, mas também a continuidade de uma relação artística iniciada em 1979, quando o português Carlos Trincheiras, após anos na Fundação Gulbenkian, assumiu a direção do BTG. Durante sua gestão, promoveu intercâmbios que resultaram em espetáculos marcantes, como O Trono e Mandala de Maria Bueno. Em 1998, a companhia levou O Grande Circo Místico ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa, reforçando seu reconhecimento internacional.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

“Esta turnê é uma consequência natural do que foi construído ao longo dos anos. Desde 1979, esta relação tem-se desenvolvido, e continuamos a expandir os nossos horizontes com esta nova jornada”, reflete Áldice Lopes, diretor artístico do CCTG. Já na visão do diretor do BTG, Luiz Fernando Bongiovanni, o programa trazido para a turnê em Portugal visa colaborar para gerar consciencialização e transformar a realidade.

“Para nós, parece relevante propor conteúdos que possam acender um diálogo interno e externo para refletir sobre a existência através de um espetáculo de dança, teatro, música e texto. Esta tem sido uma das diretrizes fundamentais desta gestão do Balé Teatro Guaíra”, afirma Bongiovanni.

Além das apresentações, uma exposição fotográfica no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, exibirá imagens que contam a trajetória do Balé Teatro Guaíra. A mostra, baseada no livro Balé Teatro Guaíra – 52 anos de uma história da dança paranaense, da historiadora Cristiane Wosniak, reúne registros de fotógrafos como Cayo Vieira, Gastão Lima e Tom Lisboa.

Fundado em 1969, o BTG é a terceira companhia pública de dança mais antiga do Brasil e é referência na cena artística do país. Com mais de 150 coreografias no repertório, já se apresentou em mais de 200 cidades, 17 estados e cinco países. A turnê portuguesa é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Sanepar e Compagas, produção do Arte Institute e apoio do governo do Paraná e do Ministério da Cultura.

Confira as apresentações do Teatro Guaíra em Portugal

Leiria
14/03 (sexta-feira)
21h
Teatro Miguel Franco
(R. Dr. Correia Mateus 40, 2400-137 Leiria, Portugal)

Lisboa
15/03 (sábado)
18h30
Teatro Camões
(Passeio Netuno, 1990-193 Lisboa, Portugal)

Loulé
18/03 (terça-feira)
21h
Cineteatro Louletano
(R. Dr. Frutuoso da Silva, 8100-501 Loulé, Portugal)

Torres Vedras
21/03 (sexta-feira)
21h30
Teatro-Cine de Torres Vedras
(Av. Ten. Valadim 19, 2500-809 Torres Vedras, Portugal)

Torres Novas
22/03 (sábado)
21h30
Teatro Virgínia
(Largo José Lopes dos Santos, 2350-686 Torres Novas, Portugal)

Exposição de fotografias do BTG
Última semana de fevereiro até meados de março
Área de desembarque do Aeroporto Humberto Delgado
(Alameda das Comunidades Portuguesas, 1700-111 Lisboa, Portugal)

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Companhia inicia turnê no dia 14 de março.
Espetáculo de Deborah Colker em Lisboa revisita o Brasil pré-colonial: “Nossa floresta, cores, sons e cheiro”
Companhia inicia turnê no dia 14 de março.
Cinemateca Portuguesa exibe documentário sobre Glauber Rocha no aniversário do cineasta
Diário de Notícias
www.dn.pt