Atendimentos serão realizados apenas por marcação.
Atendimentos serão realizados apenas por marcação.Leonardo Negrão / Global Imagens

AIMA lança novo serviço itinerante para apoiar integração de imigrantes

Serviço estará disponível uma vez por semana nas lojas de de Espinho, Santarém, Cascais, Alverca e Tavira.
Publicado a

Começa nesta quarta-feira, 19 de novembro, um novo serviço da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Chamado "Atendimento Empregabilidade e Intervenção Social", o serviço será itinerante e gratuito, com foco na integração de imigrantes.

Segundo comunicado da agência, a cada semana uma loja receberá o serviço. Foram selecionadas as lojas de Espinho, Santarém, Cascais, Alverca e Tavira para a iniciativa.

A AIMA informa que os atendimentos serão realizados mediante marcação prévia e online. O objetivo é garantir "um acompanhamento especializado e próximo das necessidades concretas de cada imigrante".

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O formulário de inscrição ressalta que o atendimento será exclusivamente nas em áreas específicas e não para assuntos de regularização. É reforçada a mensagem de "outros pedidos não serão considerados".

Os assuntos disponíveis para agendamento incluem emprego, empreendedorismo, informações sobre programas de habitação, acesso aos serviços de saúde, apoios sociais (alimentação, vestuário e medicamentos), educação, registro de menores estrangeiros, qualificações e competências, e retorno voluntário. O pedido de marcação pode ser feito aqui.

Ainda de acordo com a agência, com este serviço a AIMA reforça o seu compromisso em promover a integração e inclusão de imigrantes que residem em território nacional. O DN Brasil destaca que o foco para 2026, com iniciativas já em andamento, é melhorar a integração de imigrantes em Portugal.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Atendimentos serão realizados apenas por marcação.
AIMA lança formulário de agendamento para imigrantes com visto de altamente qualificados
Atendimentos serão realizados apenas por marcação.
AIMA: dois anos à procura de um rumo e de como comunicar com os imigrantes
Diário de Notícias
www.dn.pt