AIMA amplia renovações aos documentos vencidos em setembro, mas sem resolver erros do sistema

AIMA amplia renovações aos documentos vencidos em setembro, mas sem resolver erros do sistema

Apesar de a agência negar a existência de falhas no site, há diversos relatos acompanhados de provas que apontam erros no sistema.
Publicado a

Na tarde desta terça-feira, 26 de agosto, a Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) estendeu as renovações de residências para os documentos vencidos em setembro. Até então, o portal aceitava somente títulos de residência expirados em julho e agosto.

No entanto, os erros persistem no site. Em resposta ao DN Brasil, a AIMA negou a existência de falhas no sistema, apesar da apresentação de casos concretos e capturas de tela das mensagens de erro.

Um dos problemas relatados é a informação incorreta de que o cidadão não possui Número de Inscrição na Segurança Social (NISS), mesmo quando o tem. Ao jornal, a agência afirmou que “não existe qualquer ‘erro’ relativo ao campo ‘NISS’ no Portal das Renovações, havendo apenas alguns atrasos nos processos automáticos de validação”.

Foto: DR

Mas este não é o único erro. Há também inúmeros casos em que surge a mensagem de que o cidadão já realizou o agendamento, mesmo sem tê-lo feito, ou de que o título de residência não existe. Confira as capturas de tela abaixo.

Foto: DR
Foto: DR

Esta mesma mensagem aparece em outro formato no portal, ao conseguir avançar a primeira fase.

Foto: DR

Há ainda casos em que o cidadão é informado a ir até o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) - sendo que o IRN não é mais responsável pelo serviço.

Foto: DR

Grupo no WhatsApp

Sem retorno da AIMA a e-mails, chamadas telefônicas e cartas registradas, brasileiros recorrem à internet para trocar experiências e buscar maneiras de resolver o problema. Além dos tradicionais grupos no Facebook, há também um grupo no WhatsApp com mais de 150 pessoas que enfrentam dificuldades para renovar seus títulos.

Alguns chegaram a simular o processo utilizando dados aleatórios, e os mesmos erros persistem. A suspeita é que as informações não tenham sido totalmente migradas do antigo sistema do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ou das diversas bases de dados que hoje integram a AIMA.

No grupo também são relatadas situações de pessoas que foram pessoalmente a um balcão da AIMA, mas não tiveram resposta ou foram orientadas a "apenas aguardar". Há ainda comentários de cidadãos "em desespero" porque tentam fazer o procedimento desde que o site foi lançado, no mês passado. A Provedoria de Justiça também recebeu reclamações neste sentido.

Na publicação do DN Brasil sobre o assunto, dezenas de comentários reforçam os erros mencionados pelo jornal.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
AIMA amplia renovações aos documentos vencidos em setembro, mas sem resolver erros do sistema
Exigência de NISS associado ao cartão trava renovação de alguns títulos de residência
AIMA amplia renovações aos documentos vencidos em setembro, mas sem resolver erros do sistema
Oficial: publicado decreto-lei para imigrantes que não conseguem renovar a residência
Diário de Notícias
www.dn.pt